O navegador Mozilla Firefox é um requisito do SICAD

Por que a GTI recomenda o navegador Mozilla Firefox

No dia 14 de abril deste ano o Governo Federal lançou o novo Portal do Software Livre. Este portal apresenta casos de sucesso do uso do software livre no Governo Federal e oferece ferramentas de interação com os usuários. Além de incentivar todos os orgãos que o compõe a utilizar largamente softwares livres. Os objetivos dessa iniciativa estão muito além da divulgação deste movimento. Trata-se principalmente de um posicionamento, de uma tomada de lado nessa grande questão que hoje é discutida em todo mundo. Tanto é verdade, que podemos observar esse movimento em todos os níveis da estrutura do governo:

  • O MEC recentemente adotou sistemas livres para realizar seus serviços (veja aqui);
  • O exército brasileiro contratou recentemente vários serviços visando a utilização de software livre (veja aqui);
  • O Governo Federal pretende privilegiar o uso de software livre no sistema de TV Digital Brasileiro (veja aqui);
  • O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio, anunciou que as urnas eletrônicas nas eleições 2008 funcionarão com Linux (veja aqui);
  • Orgãos públicos do governo de grande credibilidade como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal adotam softwares livres (veja aqui).
  • O CEFET-Bambuí, além do fato de ser uma instituição federal, pode ver nesse movimento de apoio do governo, grandes oportunidades para o crescimento na adoção de tecnologias e softwares livres em sua infra-estrutura. Assim, o Mozilla Firefox como software livre que é, é uma recomendação da GTI para o uso em nossa instituição. Mas não pelo fato apenas de ter seu código aberto. Ele traz diversas vantagens que, do ponto de vista técnico, vem a contribuir imensamente com o trabalho desempenhado por nossa equipe dentro da instituição. Além de não ter custos com licenciamento, permite ser personalizado para nossos fins, não exige procedimentos burocráticos para cópias e redistribuições, pode ser instalado tanto em computadores com Windows, Linux ou Mac, e é certificado pelas normas internacionais ISO.

    O download do mesmo é fácil e rápido. Em geral, leva menos de 3 minutos para ser concluído, comece clicando no link abaixo para instalar o mesmo no seu computador:

    BAIXAR O MOZILLA FIREFOX

    Se você deseja conhecer mais vantagens oferecidas por este navegador, leia abaixo o texto extraído do site oficial da fundação Mozilla e escrito por Ben Goodger - líder do time que constroí o Navegador Mozilla Firefox.

    VANTAGENS DO MOZILLA FIREFOX

    O Mozilla Firefox procura visualizar a navegação de uma maneira global - melhorando o desempenho no mundo real e aumentando o valor de seu  tempo online.  O que você está fazendo online?  O que podemos fazer para facilitar para você? A velocidade na exibição de páginas é somente uma parte da equação. As ferramentas do Firefox mudam a maneira com que você navega, elas farão da navegação mais intuitiva, mais conveniente e ao mesmo tempo tão rápida quanto você gostaria. De fato, nós acreditamos que você ao menos dobrará seu rendimento na internet.  As ferramentas do Firefox trabalham com você, não contra você e procuram ser tão invisíveis como possível. Continue lendo para saber mais.

    Navegação em abas

    Background Tabs in Action
    Abas em segundo plano (mostrada em vermelho) permitem que você abra páginas para ler depois sem precisar deixar a página atual

    O Firefox faz da navegação mais fácil do que antes com a melhor implementação da navegação em abas. Navegação em abas muda a maneira que você usa a internet, permitindo que você abra os links através de abas em segundo plano e as lê então quando você estiver pronto. Nenhuma nova janela lhe confundindo, nenhuma necessidade de menus, apenas mantenha pressionado Ctrl ao clicar em um link, ou utilize o botão do meio de seu mouse (se você tiver um). A navegação em abas é um recurso central para o Firefox, você pode ajustar sua página principal para ser um grupo de abas com sites de sua escolha. Você pode abrir uma pasta inteira de favoritos nas abas.

    Abrir em abas o conteúdo de uma pasta de favoritos
    "Abrir tudo em abas" abre todos as páginas da pasta em abas

    Abas tornam a navegação na internet mais rápida e eficiente. Você pode concentrar-se na leitura de cada página sem a confusão de ter de ficar mudando janelas. Enquanto você lê a página, os links abertos em segundo plano vão sendo carregados. Quando você quiser lê-los eles já estarão prontos.

    O Firefox efetivamente bloqueia as tão irritantes janelas popup não requisitadas enquanto permanece exibindo aquelas que você realmente quer ver. Experimente a web como ela deveria ser - calma, conveniente e acessível.

    Popups foram barrados
    Ícone indicando que popups foram barrados

    Alguns sites usam corretamente os popups. Quando o Firefox bloqueia um popup, um ícone é mostrado na barra de status. Clique no ícone para ver quais popups o Firefox barrou ao carregar a página. Você pode liberar os popups para o site.

    Campo de pesuisa em ação
    O campo de pesquisa do Firefox lembra das pesquisas anteriores

    Grande parte do seu tempo usando um navegador é gasto procurando por coisas. É por isso que o Firefox tem métodos de busca melhores do que qualquer outro browser. Ctrl+K leva você ao campo de pesquisa. Digite pelo que você procura e pressione Enter para pesquisar pelo Google ou outro dos mecanismos de busca padrão do Firefox. Digitar um termo de pesquisa na barra de endereços é equivalente ao "Estou com sorte" do Google (isto é, o Firefox automaticamente abre o primeiro resultado que o Google fornece para aquela pesquisa).

    Privacidade simplificada

    Sua privacidade é importante para nós. O Firefox torna fácil a verificação das informações que o browser armazena enquanto

    Ícone do painel de privacidade
    O Firefox tem controles sofisticados de privacidade
    você navega, tais como as informações fornecidas a formulários, cookies, downloads, páginas visitadas (histórico) e assimpor diante. Você pode rapidamente apagar quaisquer destes itens do painel Privacidade de Ferramentas, Opções. Se você estiver usando um computador público ou compartilhado, você pode limpar instantaneamente todas as informações com um só clique.

    Removedor de chateações

    Além de evitar janelas popup, o Firefox também acaba com outros aborrecimentos

    Ícone do painel Facilidades
    O Firefox põe um fim aos truques chatos das páginas da internet
    que irritam os internautas há anos, como efeitos na barra de status (por exemplo, animações ou efeitos que tentam evitar com que você veja qual o endereço real de um link). Nós projetamos o Firefox para que as definições padrão ofereçam os mínimos aborrecimentos. Controles para estas opções podem ser encontradas no painel Facilidades em Opções.

    O Firefox vem com os mesmo controles sofisticados do Mozilla que permitem que você controle cookies, JavaScript e outras configurações para satisfazer as suas necessidades.

    Melhores favoritos e histórico

    Janelas de favoritos
    O gerenciador de favoritos do Firefox torna simples a organização de páginas

    O Firefox torna simples organizar seus favoritos com um prático gerenciador de favoritos (menu Favoritos, Organizar...). Crie pastas para agrupar itens relacionados e adicione observações para lembrar a você próprio o motivo de ter criado um determinado favorito. Ordene por qualquer propriedade incluindo nome, endereço, última visita, etc. O Firefox também permite associar uma palavra-chave a qualquer favorito para que você o abra simplesmente digitando a palavra-chave na barra de endereços do browser.

    Tanto os favoritos quanto o histórico estão disponíveis no painel para acesso rápido. Apenas digite Ctrl+B para abrir o painel de favoritos Ctrl+H para o painel de histórico. Abra links com um clique.

    Melhor acessibilidade

    O Firefox oferece o melhor conjunto de atalhos de teclado. Ctrl+L põe o foco na barra de endereços. Ctrl+K no campo de pesquisa. Ctrl+T abre uma nova aba e Ctrl+S faz o que deve fazer - salva a página atual. Todos os atalhos de teclado estão disponíveis aqui.

    Localizar ao digitar em ação
    Localizar ao digitar em ação

    O Firefox também apresenta uma pesquisa 'Localizar ao digitar' que torna simples a seleção de links para usuários com necessidades especiais (tais como os que precisam de leitores de tela ou mesmo usuários de laptops com dispositivos apontadores desconfortáveis). Apenas comece a digitar o nome de um link que você quer selecionar e o Firefox irá mover o foco para ele.

    Inteligente

    AutoCompletar em ação
    O Firefox o auxilia a preencher formulários e lembra o que você já pesquisou

    O Firefox lembra o que você já digitou em formulários. Para refazer pesquisas ou preencher coisas como seu nome ou endereço de um jeito simples. O Firefox também possui um prático gerenciador de senhas que preenche automaticamente campos de nome de usuário e senha em páginas que pedem a sua identificação.

    Mais responsivo

    O Firefox apresenta melhores respostas na navegação cotidiana do que concorrentes como o Internet Explorer.  As páginas são exibidas na tela mais rapidamente sem os constantes travamentos irritantes vistos nos concorrentes. O efeito é um browser simplesmente rápido.

    Customizing Toolbars
    Personalizando as barras de ferramentas no Firefox

    Barras de ferramentas personalizáveis

    Configure suas barras de ferramentas do jeito que você quiser. Economize espaço tendo tudo em apenas uma barra. Tenha um conjunto de barras com todas as opções disponíveis ao alcance de suas mãos. As barras de ferramentas do Firefox são totalmente personalizáveis. Selecione Exibir, Barras de ferramentas, Personalizar... e simplesmente arraste os itens que você deseja. O Firefox ainda permite que você crie novas barras de ferramentas. Extensões freqüentemente também criam novos itens na janela de personalizar.

    Mais extensível

    A interface do Firefox pode ser extendida por programadores usando padrões como XML, CSS, JavaScript etc, e também com complexos addons em C++. Exemplos de extensões vão de utilitários relativamente simples a programas complexos como o JavaScript Debugger e Document Inspector. Uma lista completa das extensões existentes está disponível aqui. Extensões são facilmente instaladas.

    Apoiado em ombros de gigantes

    O Firefox é criado em cima do Mozilla Gecko, um dos mais rápidos mecanismos de renderização disponíveis.

    Mais espaço para páginas

    Nós damos muita importância ao espaço para páginas web no Firefox. É por isso que o nosso navegador tem mais espaço dedicado a páginas web que o Internet Explorer, Opera ou Mozilla. O Firefox fornece 2% a mais de espaço para a web do que Mozilla, 4% a mais que o Internet Explorer e incríveis 10% a mais que o Opera (testado com configurações padrão, painéis fechados e janela maximizada em 1600x1200). Você pode conseguir ainda mais espaço reorganizando as barras de ferramentas. O Firefox também oferece o modo Tela inteira (pressione F11 para entrar/sair) que dá ainda mais espaço para páginas web.

    Interface simplificada

    Nós investimos muito tempo fazendo o uso do Firefox mais fácil e óbvio. Browsers como o Mozilla e Opera parecem mais focados em recursos obscuros, ao custo da facilidade de uso. É por isso que nós criamos um browser que funciona do jeito mais simples e mais direto assim que é instalado. As características padrão foram cuidadosamente escolhidas para que você não precise gastar seu tempo configurando o browser. Menus e janelas foram mantidas simples e sem as opções que apenas um pequeno número de pessoas usa. Se há algum recurso que o Mozilla ou Opera possui e está ausente, provavelmente é por um bom motivo. Mas se você precisa de algum aprimoramento em particular, há um grande número de excelentes extensões que são livres para o uso.

    Personalize com temas

    O Firefox suporta um grande número de ótimos temas que podem ser utilizados gratuitamente. Um tema pode alterar a aparência de todos os elementos, da janela principal a botões, menus, etc.

    Suporte aos principais padrões

    O Firefox tem disparado o melhor suporte aos padrões W3C como CSS, DOM, etc. Onde browsers como o Opera podem falhar em uma página dinâmica, o Firefox geralmente tem sucesso.

    Rápido para baixar, rápido para usar

    O Firefox pode ser seu em menos de 3 minutos. O Firefox inicia e funciona muito mais rápido que o Mozilla devido a significativa otimização de código.


    Então instale agora, é grátis! Não custa nada. Nós estamos certos de que você não voltará atrás se experimentar o Firefox.

    O arquivo tem aproximadamente 4,7MB na versão para Microsoft Windows.