Última alteração: 2018-12-11
Resumo
O objetivo deste trabalho foi compreender algumas questões que envolvem o mercado de alimentos orgânicos, principalmente, o perfil socioeconômico dos consumidores, as motivações e frequência de consumo. A elaboração deste artigo se baseou no método de revisão sistemática. A busca de publicações foi realizada durante o mês de maio de 2018 no Portal de Periódicos da CAPES/MEC, utilizando os termos descritores mercado e produtos orgânicos. As coleções selecionadas para realização da pesquisa foram a One File (GALE), Directory of Open Access Journals (DOAJ), Scielo (CrossRef), Scopus e AGRIS (United Nations, Food and Agriculture Organization). Para a seleção das publicações foram utilizados oito filtros (1- seleção exclusiva de artigos científicos; 2- somente artigos publicados nos últimos 5 anos; 3- pré-seleção a partir da leitura dos títulos; 4- exclusão dos artigos de revisão; 5- identificação de termos chave nos resumos; 6- exclusão de publicações repetidas; 7- análise das metodologias; 8- análise dos resultados). Foi possível determinar que o principal público consumidor de alimentos orgânicos são mulheres, com mais de 30 anos, majoritariamente possuindo curso superior, com renda superior à média nacional, com frequência de consumo variando entre mensal e diária e motivados por questões relativas à preocupação com a saúde e à qualidade de vida.