Última alteração: 2018-12-07
Resumo
A temática ambiental tem sido pauta de diversas discussões, seja ela corporativas, governamentais ou acadêmicas. Sua relevância na Administração Pública é ainda maior, visto que além de regulamentar e fiscalizar, é seu dever promover e praticar a sustentabilidade, obrigação essa, que torna ainda mais evidente em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, uma vez que devem praticar aquilo que ensinam. O objetivo desse trabalho é identificar estudos relevantes, explorando a relação entre a gestão pública e a sustentabilidade, e identificando os modelos de gestão ambiental que obtiveram maior êxito em IES. Para tanto, optou-se pelo desenvolvimento de uma revisão sistemática de cunho qualitativo e quantitativo na última década, através das buscas na base de dados do Periódicos Capes, Scielo e Google Acadêmico. As pesquisas evidenciaram a busca pela implementação de sistemas de gestão ambiental em IES, suas particularidades, e barreiras encontradas. Identificou-se que as mesmas se baseiam em metodologias já conhecidas serem utilizadas por organizações privadas, como a norma ISSO 14001, o Ciclo PDCA, e benchmarkings de universidades nacionais e internacionais, além da A3P, que é específica para instituições Públicas. Pode-se concluir com essa pesquisa que é primordial a adequação de sistemas de gestão ambiental já existentes ou a implementação de modelos específicos, que considerem a realidade das IES, visto que as mesmas são geradoras de poluição e resíduos e em que muitas vezes a comunidade acadêmica de uma IES é maior que a população de diversas cidades.
Palavras-chave: Gestão Ambiental, Instituições Públicas de Ensino Superior, Revisão Sistemática.