Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, VI Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação - IFMG

Tamanho da fonte: 
Uso do Novo ILS (New Index of Learning Styles) para determinar os Estilos de Aprendizagem de discentes do ensino médio
Ana Carolina Oliveira Duarte Duarte, Dandara Lorrayne do Nascimento

Última alteração: 2021-12-15

Resumo


Os Estilos de Aprendizagem (EA) refletem as preferências dos indivíduos e o conhecimento desses perfis possibilitam que o docente intervenha e use diferentes estratégias metodológicas favorecendo os processos de ensino e aprendizagem. O presente estudo teve como objetivo determinar os diferentes estilos de aprendizagem de estudantes. Utilizou-se o instrumento N-ILS, cuja proposta teórica define 16 diferentes perfis comportamentais, foi feito um mapeamento dos estilos de aprendizagem de 226 estudantes ensino médio (1° ao 3° ano) em maio de 2021. Nesta pesquisa foi possível verificar que existem estudantes com diferentes EA e, também, diferentes níveis de preferência dentro dos polos. Além disso, observou-se que a maioria dos estudantes do ensino médio apresentam o seguinte estilo de aprendizagem: sensoriais  (79,65%), visuais (56,19%), reflexivos (57,08%) e sequenciais (71,24%). Considera-se que a aprendizagem voltada às preferências do aluno favorece seu entendimento dos conteúdos, porém o docente deve saber como equilibrar suas metodologias de ensino quando necessário, para que eles possam adquirir diferentes habilidades. O conhecimento do perfil dos alunos traz benefícios para eles próprios, professores, escola e as futuras empresas, que receberão profissionais que desenvolveram suas capacidades de aprendizagem.


Texto completo: PDF