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DIALOGANDO CONCEPÇÕES DE DEWEY E KILPATRICK EM EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA CONTEXTUALIZADA STEAM
Clélia Maria Batista Taranto, Rosane da Silva Sampaio, Jefferson Rodrigues-Silva

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


RESUMO

Apresentamos a pertinência das concepções de Dewey e Kilpatrick para uma educação  interdisciplinar entre as áreas de Ciências, Tecnologia,  Engenharia, Artes e Humanidades e Matemáticas, acrônimo do inglês STEAM para o Brasil. Tomou-se a autenticidade da problemática, contexto da atividade educacional como o elemento de diálogo entre esses dois autores e a Educação STEAM. A metodologia de pesquisa aplicada tem um caráter qualitativo e consiste    em revisão bibliográfica de artigos sobre o tema.    Observou-se que estudos apontam aspectos positivos da Educação STEAM: concilia a prática e a teoria, propõe projetos engajados a solucionar problemas reais, conhecimento interdisciplinar (alfabetização STEAM), pensamento criativo, crítico, investigativo e autônomo. Estes aspectos corroboram com o cerne dos pensamentos de Dewey, aprendendo pela experiência de forma reflexiva e pela metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) proposta por Kilpatrick. Existe a preocupação sobre uma concepção reducionista de STEAM quanto a atividades e ao uso de recursos tecnológicos em contextos desconexos à realidade do aluno. Conclui-se que a Educação STEAM pode ser promissora para o cenário educacional brasileiro quando ela se mantém fiel à aprendizagem que propicia experiências em contextos autênticos e, a implementação de metodologias ativas de ensino (ABP, investigação entre outras) são importantes  para se  atingir esse  objetivo. Entre os desafios, identificou-se a necessidade de um currículo voltado para a interdisciplinaridade e uma formação docente que permita ao professor refletir sobre o seu papel, sua identidade profissional como um agente promotor da educação STEAM.

Palavras-chave: Educação STEAM. Contexto autêntico de aprendizagem. John Dewey.

 



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