Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, VI Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação - IFMG

Tamanho da fonte: 
UMA EXPERIÊNCIA INTRODUTÓRIA PARA A APRENDIZAGEM DE QUADRILÁTEROS INSCRITÍVEIS COM AUXÍLIO DO GEOGEBRA
Lucas Morais Melo, Roseana Moreira de Figueiredo Coelho, Silvino Domingos Neto

Última alteração: 2021-11-23

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar resultados parciais obtidos durante uma pesquisa, que se encontra em desenvolvimento, sendo realizada sob a forma de oficinas, que tem como finalidade analisar a aprendizagem de temas inerentes aos quadriláteros inscritíveis por parte dos participantes, que são alunos do Ensino Médio Integrado do IFMG – Campus São João Evangelista, tendo como suporte tecnológico o software GeoGebra, a plataforma Google Meet, que foi utilizada para realização dos encontros síncronos, e a ferramenta Google Forms, utilizada para coleta de maiores dados. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que quanto aos objetivos é exploratória. Após a realização de revisão de literatura, nota-se que pesquisas brasileiras a respeito do tema ainda são escassas, se concentrando, principalmente, no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Os resultados, por ora obtidos, indicam que os participantes já conheciam o GeoGebra; em sua maioria, tiveram algumas dificuldades de manuseio das ferramentas do GeoGebra, durante as construções solicitadas; envolveram-se ativamente nas atividades propostas; apresentaram prendizagens satisfatórias. Portanto, no momento, pode-se concluir que seja possível desenvolver atividades de ensino e aprendizagem de conteúdos de Geometria de modo remoto, em especial de quadriláteros inscritíveis, relevantes para estudantes em nível de Ensino Médio, tendo como ambiente virtual de aprendizagem o GeoGebra e o Google Meet.

Texto completo: PDF