Última alteração: 2022-08-19
Resumo
Os riscos de declínio enfrentados pela literatura estão presentes desde a falta de metodologias para o ensino literário que provoque o gosto pela leitura aos estudantes em fase escolar, passando pela falta de representatividade ao o quê ou a quem se lê, coincidindo ainda com a aceleração digital de uma sociedade em que tudo é instantâneo e rápido demais. O objetivo principal desta pesquisa foi contribuir para o desenvolvimento conceitual dos estudos acerca da formação literária e identitária do leitor, ao propor investigar possíveis impasses nesta formação e amplificar as pesquisas neste meio. Para tanto, a mesma foi realizada através da aplicação de um questionário semiestruturado aos estudantes do curso de licenciatura em Letras (Língua Portuguesa), a partir do qual foi possível obter corpus para a análise da formação literária e identitária destes leitores e, através de seus relatos, realizar o apontamento de alternativas e metodologias que possam ser utilizada s no ensino de literatura, com foco no aluno e não somente no cumprimento de habilidades pré-definidas em documentos oficiais da educação ou ainda a simplista explanação sobre historiografia literária.