Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, VII Seminário dos Estudantes de Pós-graduação do IFMG

Tamanho da fonte: 
UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE A INFLUÊNCIA DOS FATORES INSTITUCIONAIS NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS MULTINACIONAIS
Fabiane Fidelis Querino, Taís Rodrigues Costa, José Willer do Prado

Última alteração: 2022-08-19

Resumo


A literatura existente baseada na teoria institucional tem observado como as instituições dos países emergentes diferem, e como esses fatores influenciam as estratégias das empresas. A seleção de estratégias adotadas pelas empresas é contextualmente dependente do ambiente econômico que está localizado. Sempre que há uma mudança no ambiente institucional, as empresas são levadas a alterarem as estratégias adotadas a fim de alavancar o potencial de novas oportunidades estratégicas. Mesmo contando com diversas pesquisas, a análise desses fatores institucionais está amplamente desconectada na literatura. Sendo assim, o objetivo do presente artigo foi realizar uma revisão integrativa a partir de estudos que analisaram fatores institucionais que promoveram o processo de internacionalização das empresas. Sobre os fatores institucionais que afetam o processo de internacionalização das empresas multinacionais (EMNs), os artigos da subseção indicam que as empresas estão dispostas a saírem de suas economias de origem em busca de recursos para o desenvolvimento de tecnologia e desenvolvimento de produtos superiores. Os fatores institucionais propulsores do processo de internacionalização das empresas multinacionais de mercados emergentes (EMNEs) os fatores mais citados foram a distância cultural, propriedade estatal, proteção de direito, corrupção, risco político e reformas econômicas.

Texto completo: PDF  |  Apresentação