Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, VII Seminário dos Estudantes de Pós-graduação do IFMG

Tamanho da fonte: 
“SEM BARRO, SEM POEIRA, SEM IMPACTO”: A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA POPULAÇÃO RURAL DE MARLIÉRIA REFERENTE A PAVIMENTAÇÃO DA LMG-760.
Andreia Fernandes Barbosa

Última alteração: 2022-11-21

Resumo


Este trabalho é uma revisão bibliográfica para refletir sobre o projeto de pesquisa que busca investigar a percepção ambiental da população rural de Marliéria (MG), sobre a transformação do lugar em decorrência da pavimentação da estrada LMG-760. Esta estrada está localizada na Zona de Amortecimento do Parque Estadual do Rio Doce (PERD) que é uma Unidade de Conservação (UC). A pesquisa busca  conhecer quais são as percepções e os anseios da população rural sobre a transformação do ambiente ocorrida após a pavimentação da estrada e quais movimentos ocorreram ao se falar em desenvolvimento local.

Devido a alteração do lugar, o novo cenário da estrada trouxe alguns aspectos tanto positivos quanto negativos, possibilitando mudanças e influências entre o parque, a estrada, a população do entorno, a trafegabilidade de pessoas e veículos, o desenvolvimento econômico local e as variações ambientais.


Texto completo: PDF  |  Apresentação