Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, XI Jornada Científica

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DO COMPOSTO MERCADOLÓGICO: UM ESTUDO DE CASO NA PANIFICADORA CAFÉ COM PÃO DO MUNICÍPIO DE BAMBUÍ-MG
Marcos Maciel Santos Macedo, Isadora Aparecida Silva, Lívia Rodrigues Chaves, Tatiany Peçanha, Patrícia Carvalho Campos

Última alteração: 2018-10-25

Resumo


O marketing é um conjunto de atividades com o intuito de entender e atender as necessidades do cliente, e realizar a troca de ofertas que tenham valor para o mesmo. O objetivo do presente estudo foi analisar as estratégias utilizadas no desenvolvimento do composto mercadológico (4P’s) da padaria Café com Pão, situada no município de Bambuí-MG. Quanto à metodologia utilizada optou-se pela pesquisa qualitativa de caráter descritivo, viabilizada pela especificidade do método de estudo de caso. A técnica aplicada para coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada com o proprietário e gestor Elbert Alves da Silva. Os resultados obtidos com a pesquisa apontam que os padeiros que trabalham na empresa são os principais responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de novos produtos. A estratégia de precificação utilizada pela organização é a de markup, a qual ignora a demanda e os preços dos concorrentes. Para o gestor, a localização do estabelecimento é privilegiada, pois está próxima a saídas para a zona rural. Além da loja física, foi inserida a venda porta a porta que é o principal diferencial competitivo, sendo também um eficiente meio de comunicação com seus clientes dispensando outros meios de comunicação para promover sua empresa.

Texto completo: PDF