Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, XIII Jornada Científica

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO E APOIO AO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA
Francielly Caroline Chaves Ribeiro, Alda Ernestina dos Santos, Vássia Carvalho Soares

Última alteração: 2021-10-15

Resumo


Dentre os recursos educacionais digitais disponíveis no ambiente web os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) representam uma importante ferramenta na contextualização do ensino das mais diversas disciplinas. O uso de OVA tem sido cada vez mais comum no ensino de Química e se tornado uma estratégia didática que traz inúmeros benefícios ao processo de ensino-aprendizagem. Na busca por um ensino de Química cada vez mais atrativo e pautado na contextualização, o presente trabalho teve por objetivo a criação de um OVA, composto por uma Tabela Periódica interativa contendo curiosidades sobre os 118 elementos químicos existentes, de forma a contribuir para um ensino mais contextualizado da Tabela Periódica. Para tanto, na construção do OVA, foi criada uma página para cada um dos 118 elementos químicos, onde são apresentadas três curiosidades. O levantamento e seleção das curiosidades incluídas para cada elemento teve por base o uso da Tabela Periódica oficial da Royal Society of Chemistry. Após a criação do layout e das páginas relativas a cada elemento químico, foi implementada uma interface interativa, cujo acesso ao menu principal permite o redirecionamento às páginas contendo as informações de cada um dos 118 elementos químicos existentes. O OVA desenvolvido foi publicado sob a forma de um e-book de livre acesso, intitulado “Tabela Periódica: curiosidades que você precisa saber sobre os elementos químicos. Após o desenvolvimento e disponibilização na internet (http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600902), o OVA foi avaliado quanto às suas funcionalidades e potencialidades avaliadas por 53 professores de Química, de 17 estados diferentes do Brasil, atuantes em níveis de ensino que vão desde o ensino fundamental à pós-graduação. Os professores participantes avaliaram o OVA quantos aos seguintes quesitos: organização, conteúdo, design e estética, funcionalidade e facilidade de uso. Os resultados obtidos revelam que o OVA teve uma boa avaliação, sendo conceituado entre bom a excelente em todos os quesitos avaliados. Além disso, o OVA foi considerado funcional e de fácil uso, e teve uma boa aceitabilidade pelos professores respondentes. Quanto à opinião sobre as potencialidades do material, todos os professores afirmaram que o OVA poderá ser uma ferramenta útil no ensino da Tabela Periódica, tornando as aulas mais atrativas para os alunos. Além disso, 98,1% dos professores afirmaram que recomendariam o uso do OVA para alunos e outros professores, e 51 (96,2%) deles afirmaram que pretendem utilizar o OVA em sua prática pedagógica. Os resultados da avaliação sugerem uma boa aceitabilidade do OVA pelos professores, os quais apontaram o e-book como um importante e útil recurso no ensino contextualizado da Tabela Periódica. A realização do projeto de pesquisa em questão possibilitou o desenvolvimento de um OVA, que, dadas as suas funcionalidades e a boa aceitabilidade por professores de Química, tem potencial de vir a se tornar uma ferramenta importante e útil no ensino da Tabela Periódica.

Palavras-chave: Contextualização. Ensino de Química. Objeto Virtual de Aprendizagem. Tabela Periódica.