Última alteração: 2021-10-20
Resumo
Tendências atuais como saudabilidade, tem propiciado uma maior conscientização principalmente ao que se refere a fontes energéticas da dieta humana. Devido a isso, há maior procura por alimentos saudáveis, ricos em macro e micronutrientes. Estudos divulgados nas últimas décadas demonstraram a aptidão dos consumidores, de regiões distintas, pela aplicação de leguminosas e cereais germinados como produtos alimentícios. Sementes comestíveis referem- se a importantes fontes alimentares, visto que tem um elevado valor nutricional. Além disso, as sementes comestíveis em geral contêm diferentes fitoquímicos e possuem diversas funções biológicas. A técnica de germinação potencializa o teor de compostos nutricionais, é ecológica, simples e barata. Esta se dá por intermédio das etapas de hidratação, germinação e secagem. Diante disso, objetivou-se identificar as percepções dos diferentes consumidores brasileiros em relação aos grãos germinados e a técnica utilizada, bem como avaliar o espaço de mercado desses produtos. Este estudo foi realizado por meio da aplicação de um questionário, elaborado por meio da ferramenta Formulários Google, a 170 respondentes brasileiros, o qual abrangeu quatro tópicos a fim de coletar dados relacionados ao perfil sociodemográfico, conhecimento e percepções em relação aos grãos germinados, e avaliação do apelo de mercado e intenção de compra sobre os produtos elaborados com grãos germinados. Por meio dos dados obtidos através do questionário, constatou-se que, dentre os entrevistados (independente dos níveis de escolaridade, renda, idade e estilo de vida) pouco mais de um terço consomem grãos e cereais germinados na sua forma integral, assim como produtos elaborados por esses insumos. Além disso, ao que se refere à realização da técnica, evidenciou-se que apenas 6,5% dos participantes da pesquisa têm o hábito de germinar os grãos que consomem. Destes 90,91% e 9,09% utilizam potes/garrafas de vidro e envoltos em panos, respectivamente, para o cultivo dos grãos. No que se refere a saudabilidade, 64,70% dos entrevistados afirmaram que esses produtos seriam ligeiramente saudáveis e muito saudáveis. Tal fato se justifica pelo fato dos consumidores relacionarem a saudabilidade com os ingredientes. Contudo, apesar do índice de consumo e execução da técnica ser relativamente baixo, os respondentes, no geral, apresentaram aptidão à compra dessa linha de produtos. Entretanto, verifica-se que, do total de entrevistados, o percentual daqueles que nunca visualizaram propagandas relacionadas a grãos germinados é alto (87,65%). Portanto, sugere-se que esse fato é um dos principais motivos da maioria das pessoas não consumirem produtos elaborados a partir de grãos germinados, pois essa parte dos entrevistados não conhece os benefícios e locais de aquisição destes produtos, nem mesmo quais mercadorias são ofertadas. Dessa forma, faz-se necessário ampliar os estudos sobre o mercado consumidor e melhorar o marketing/publicidade em torno destes produtos, bem como sobre a maneira correta de realização do processo e seus potenciais riscos.
Palavras-chave: Germinação; Grãos germinados; Pesquisa de mercado.