Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, XIV Jornada Científica

Tamanho da fonte: 
TECNOLOGIA DE REVESTIMENTO E FORMULAÇÕES PARA INIBIDOR DA UREASE VISANDO O AUMENTO DA EFICIÊNCIA DA APLICAÇÃO DE UREIA EM COBERTURA NO MILHO
Leandro Henrique França Oliveira(1)*, João Marcos Matos Cruz(1)**, Hudson Costa Garcia(1)**, Sheila Isabel do Carmo Pinto(1)(2)

Última alteração: 2022-08-30

Resumo


As perdas de nitrogênio nos sistemas agrícolas tropicais são intensas e ocorrem principalmente na forma de amônia (NH3). Estratégias mitigadoras dessas perdas são indispensáveis para a realização de uma agricultura limpa. Nesse cenário, os inibidores da atividade da urease NBPT (N-(n-butil) tiofosfórico triamida) e tecnologias associadas como o revestimento de fertilizantes são fundamentais para a redução das perdas do nitrogênio. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar a eficiência de ureias, com diferentes formulações de NBPT, na redução das perdas de amônia por volatilização, bem como seus efeitos sobre a produtividade de silagem e matéria seca pelo milho safrinha. O experimento foi conduzido na propriedade Fazenda Capoeirão no município de Bambuí. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados, sendo sete tratamentos com três repetições, totalizando 21 parcelas experimentais. Os tratamentos foram: Ureia granulada (convencional), Ureia + NBPT comercial (60 ppm), Ureia + NBPT comercial (400 ppm), Ureia + NBPT comercial (900 ppm), Ureia + NBPT comercial (1138 ppm), Ureia + NBPT comercial (1350 ppm), mais um controle, sem aplicação de N em cobertura. A dose utilizada na adubação nitrogenada de cobertura foi de 80 kg ha-1. As variáveis avaliadas foram as perdas de N-NH3 por volatilização durante 29 dias após a adubação de cobertura e a produtividade de silagem e matéria seca. Os dados da volatilização acumulada de NH3 e produtividade de silagem e matéria seca foram submetidos à análise de variância (teste F a 5% de probabilidade) e as médias agrupadas utilizando o teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade. As perdas diárias de N-NH3 foram influenciadas pelos fertilizantes nitrogenados aplicados na adubação de cobertura do milho safrinha, no entanto, as ureias com diferentes formulações de NBPT não foram capazes de reduzir as perdas de amônia (N-NH3) por volatilização. A produtividade de silagem e de matéria seca não sofreram influência dos fertilizantes nitrogenados aplicados na adubação de cobertura do milho safrinha.

Palavras chaves: Atividade da urease, nitrogênio, volatilização de NH3.