Última alteração: 2022-10-13
Resumo
A modernidade nos coloca diante da realidade de que crianças e adolescentes estão cada vez mais conectados. Essa conexão não se refere apenas às habilidades para utilizar e consumir conteúdos disponíveis nas redes, mas também em protagonizar a construção desses conteúdos. Ao pensar na escola da era globalizada, faz-se necessário articular o uso de tecnologias com a educação, no contexto da sala de aula virtual e presencial. Um fator de peso a evidenciar essa situação foi a pandemia do Covid-19, na qual todo processo de ensino-aprendizagem se apoiou nas tecnologias da informação e comunicação (TDIC). É nesse sentido que a presente proposta se construiu. Entende-se que tecnologias e educação são indissociáveis, inclusive em tempos de aulas presenciais. Por isso, propusemo-nos a uma investigação aplicada sobre o uso das TDIC's em disciplinas de física e biologia - as duas licenciaturas do IFMG-Campus Bambuí. Dessa maneira, a investigação pôde propiciar também o trabalho com a formação inicial de estudantes dessas licenciaturas, que foram bolsistas do projeto. A pesquisa ocorreu em parceria com uma escola estadual de uma cidade do entorno de Bambuí, contemplando alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Para a execução da pesquisa foram utilizados três instrumentos: questionário estruturado de análise de perfil, aplicação de duas atividades com uso de TDIC (sendo uma de física e outra de biologia) e questionário de feedback após aplicação das atividades. Primeiramente os estudantes responderam ao questionário de perfil, que buscava conhecer os hábitos e métodos de estudo e a relação dos estudantes com as TDIC's. Em seguida, foram disponibilizadas duas atividades referentes às Ciências da Natureza com o uso de tecnologia e, finalmente, os participantes responderam a um questionário de feedback sobre as atividades realizadas. O ambiente escolar onde a pesquisa ocorreu não possui infraestrutura adequada para oferecer suporte de rede Wi-Fi aos estudantes. Por conseguinte, poucos são estimulados a usar tecnologias em aula, o que teria grande potencial de alavancar e fomentar a construção do conhecimento e a criticidade. Os resultados revelam que, embora as tecnologias estejam presentes em todas as áreas da vida dos estudantes, elas ainda precisam ser inseridas e exploradas para a educação, principalmente no contexto da escola pública. Os participantes retornaram positivamente à aplicação das atividades envolvendo o uso das TDIC, o que indica que se essas fossem incorporadas à prática pedagógica atrairiam mais os estudantes para as disciplinas. Os resultados revelaram também uma maior dificuldade dos alunos com a disciplina de física. A inserção das tecnologias em sala de aula pode desmistificar e tornar mais dinâmico o estudo dessa disciplina. Conclui-se também que há demanda para mais pesquisas nesse campo de estudos na região de Bambuí, principalmente visando à formação inicial nos cursos de licenciatura e o trabalho com a escola pública.
Palavras-chave: Formação inicial, tecnologias, ensino crítico.