Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, XIV Jornada Científica

Tamanho da fonte: 
ESTABELECIMENTO DE PROTOCOLO PARA ANÁLISE DE GERMINAÇÃO IN VITRO DE GRÃO DE PÓLEN DE TOMATE
João Vitor Souza Frois, Maria Cristina da Silva Barbosa, Luciano Donizete Gonçalves, João Vitor Moreira, Maria Eduarda Augusta Silva, Laura Eduarda Leandro Alvarenga

Última alteração: 2022-09-29

Resumo


O tomateiro (Solanum lycopersicum) é uma das espécies hortícolas de maior importância no mundo, sendo de grande importância para a economia brasileira. Destaca-se por suas características nutricionais e seus aspectos físico-químicos. Trata-se de uma planta autógama, para a qual, o emprego da tecnologia da produção de sementes híbridas tem crescido bastante.

Uma ferramenta que auxilia no processo de produção comercial de sementes híbridas é o armazenamento dos grãos de pólen, garantindo a segurança do detentor do híbrido e permitindo o envio desses grãos de pólen, por exemplo, para outras regiões produtoras de sementes.

O pólen armazenado precisa se manter viável para sua futura utilização, dessa forma existem diferentes protocolos para avaliação in vitro da viabilidade polínica, dentre eles estão as técnicas de Brewbaker & Kwack com ajuste na sacarose, e a utilização da solução de tetrazólio.

A partir disso, o objetivo do presente trabalho é estabelecer um protocolo para avaliação da viabilidade polínica in vitro.

O trabalho foi conduzido no Laboratório de Melhoramento Genético do IFMG- Campus Bambuí, utilizando inflorescências coletadas em plantas cultivadas no setor de Olericultura da mesma instituição. A retirada do grão de pólen foi feita com o auxílio de um vibrador elétrico e polvilhados em placa com meio de cultura preparado previamente. O meio de cultura tinha em sua constituição 10 gL-1 de ágar, 50 gL-1 de sacarose e 0,004 gL-1 de ácido bórico. "O pH do meio foi ajustado para 7,0 e em seguida autoclavado, e ainda em estado líquido foi vertido em placas de Petri.

Para a avaliação da germinação os grãos de pólen foram polvilhados sobre placas de Petri com meio de cultura em ambiente asséptico (câmara de fluxo laminar) e posteriormente as placas foram incubados em câmara climatizada BOD a 22º C por 24 horas. Após esse período foram preparadas duas lâminas de cada placa e analisados 100 grãos de pólen por campo em microscópio óptico, objetiva de 40x. Foi considerado germinado aquele grão de pólen que tivesse um alongamento do tubo polínico.

A partir dos resultados obtidos concluímos que o protocolo de avaliação da germinação in vitro do grão de pólen foi satisfatório pois possibilitou a visualização e contagem dos grãos de pólen germinados e o estabelecimento do percentual de viabilidade, o que possibilitará nortear futuras pesquisas de conservação do grão de pólen.