Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, XIV Jornada Científica

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DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA DE PERCUSSÃO ELETRÔNICA SINTETIZADORA DE BAIXO CUSTO UTILIZANDO RASPBERRY
Carlos Eduardo de Sousa, Luiz Cesar de Moura Silva, Calebe Giaculi Junior, Carlos Renato Nolli, Francisco Heider Willy dos Santos

Última alteração: 2022-10-13

Resumo


Com a inserção e o desenvolvimento da eletrônica no universo musical, o homem tem desenvolvido novas formas de geração e manipulação sonora para criar novos instrumentos musicais ampliando assim as possibilidades e funcionalidades de diversos instrumentos. Com a popularização dos computadores, microprocessadores e afins, o universo digital invadiu o meio musical a partir da década de 80 e desde então essa evolução e diversificação dos instrumentos musicais tem se expandido de forma exponencial. A pandemia causada pelo COVID-19 afetou vários setores, exigindo uma adaptação generalizada por parte de toda a sociedade, e para dar continuidades às suas atividades diárias sejam elas pessoais ou profissionais de forma saudável, medidas de segurança foram adotadas. Atentando o olhar para os profissionais dos setores de produção musical, técnicos de gravação, músicos, entre outros profissionais que têm seu sustento provido de eventos, é notório o prejuízo e as dificuldades que estes profissionais vêm enfrentando devido ao cenário da pandemia no Brasil. Pelo fato do impedimento das aglomerações de pessoas em apresentações ao vivo, o mercado da música atravessa uma crise sem precedentes. Com o objetivo de amenizar tais dificuldades, foi desenvolvido um instrumento virtual Stand Alone, o qual permite ao músico tocá-lo sem a necessidade de um computador, por exemplo. O grande foco do trabalho é baratear os custos desses equipamentos e dessa forma são utilizados apenas softwares gratuitos e também softwares desenvolvidos no projeto. O projeto apresenta um instrumento musical capaz de sintetizar diferentes tipos de sons, que são configurados pelo usuário. A forma de tocar o instrumento se assemelha a uma bateria eletrônica, na qual o usuário utiliza baquetas para tocar os pads, que aqui na verdade simulam as peças de percussão ou o disparo de qualquer amostra sonora. Cada pad é dotado de sensores piezoelétrico que detectam a batida e geram sinais elétricos que passam por circuitos eletrônicos condicionadores e então são enviados para um computador de tamanho reduzido, que é o Raspberry. Este equipamento possui um sistema operacional gratuito embarcado que utiliza um programa responsável por converter a leitura dos sinais elétricos em notas MIDI. Estas notas são enviadas a outro programa, uma estação de trabalho de áudio digital, a qual é utilizada para disparar amostras de sons e realizar síntese sonora. Em suma, com o cenário anterior de pandemia no Brasil na época do desenvolvimento deste trabalho, muitas pessoas que tinham como fonte de renda a produção de conteúdo musical, tiveram de suspender com suas atividades, visto que em sua grande maioria demandam de uma equipe de instrumentistas para a realização de seu trabalho. Com o produto desenvolvido espera-se a solução para esse problema, uma vez que ele será capaz de, com apenas um utilizador, simular vários instrumentos de forma programada ou manual. Além de manter o custo de produção com o valor reduzido, abaixo do valor de mercado de produtos com características semelhantes, facilitando assim, a aquisição não só por profissionais da área, mas também por entusiastas, podendo ser utilizado como uma fonte de renda ou somente hobby.

Palavras-Chave: Engenharia de Áudio; Microcontrolador; MIDI; Música; Produção Musical.