Última alteração: 2022-10-13
Resumo
Com a inserção e o desenvolvimento da eletrônica no universo musical, o homem tem desenvolvido novas formas de geração e manipulação sonora para criar novos instrumentos musicais ampliando assim as possibilidades e funcionalidades de diversos instrumentos. Com a popularização dos computadores, microprocessadores e afins, o universo digital invadiu o meio musical a partir da década de 80 e desde então essa evolução e diversificação dos instrumentos musicais tem se expandido de forma exponencial. A pandemia causada pelo COVID-19 afetou vários setores, exigindo uma adaptação generalizada por parte de toda a sociedade, e para dar continuidades às suas atividades diárias sejam elas pessoais ou profissionais de forma saudável, medidas de segurança foram adotadas. Atentando o olhar para os profissionais dos setores de produção musical, técnicos de gravação, músicos, entre outros profissionais que têm seu sustento provido de eventos, é notório o prejuízo e as dificuldades que estes profissionais vêm enfrentando devido ao cenário da pandemia no Brasil. Pelo fato do impedimento das aglomerações de pessoas em apresentações ao vivo, o mercado da música atravessa uma crise sem precedentes. Com o objetivo de amenizar tais dificuldades, foi desenvolvido um instrumento virtual Stand Alone, o qual permite ao músico tocá-lo sem a necessidade de um computador, por exemplo. O grande foco do trabalho é baratear os custos desses equipamentos e dessa forma são utilizados apenas softwares gratuitos e também softwares desenvolvidos no projeto. O projeto apresenta um instrumento musical capaz de sintetizar diferentes tipos de sons, que são configurados pelo usuário. A forma de tocar o instrumento se assemelha a uma bateria eletrônica, na qual o usuário utiliza baquetas para tocar os pads, que aqui na verdade simulam as peças de percussão ou o disparo de qualquer amostra sonora. Cada pad é dotado de sensores piezoelétrico que detectam a batida e geram sinais elétricos que passam por circuitos eletrônicos condicionadores e então são enviados para um computador de tamanho reduzido, que é o Raspberry. Este equipamento possui um sistema operacional gratuito embarcado que utiliza um programa responsável por converter a leitura dos sinais elétricos em notas MIDI. Estas notas são enviadas a outro programa, uma estação de trabalho de áudio digital, a qual é utilizada para disparar amostras de sons e realizar síntese sonora. Em suma, com o cenário anterior de pandemia no Brasil na época do desenvolvimento deste trabalho, muitas pessoas que tinham como fonte de renda a produção de conteúdo musical, tiveram de suspender com suas atividades, visto que em sua grande maioria demandam de uma equipe de instrumentistas para a realização de seu trabalho. Com o produto desenvolvido espera-se a solução para esse problema, uma vez que ele será capaz de, com apenas um utilizador, simular vários instrumentos de forma programada ou manual. Além de manter o custo de produção com o valor reduzido, abaixo do valor de mercado de produtos com características semelhantes, facilitando assim, a aquisição não só por profissionais da área, mas também por entusiastas, podendo ser utilizado como uma fonte de renda ou somente hobby.
Palavras-Chave: Engenharia de Áudio; Microcontrolador; MIDI; Música; Produção Musical.