Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, XV Jornada Científica

Tamanho da fonte: 
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE AGROPECUÁRIA: SUSTENTABILIDADE NO IFMG CAMPUS BAMBUÍ
Mateus Vinícius Carvalho Simões, Alessandra de Fátima Barcelos, Gaby Patrícia Terán

Última alteração: 2023-10-17

Resumo


Atualmente destaca-se a crescente preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas desde a década de 60. Com isso, a legislação brasileira, representada pela Lei 9.597/99, exige a inclusão da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, visando a construção de valores e conhecimentos relacionados à conservação do meio ambiente e à qualidade de vida. Assim, objetivou-se avaliar a percepção, ação e opinião de discentes e docentes quanto à efetividade das metodologias de ensino- aprendizagem e sua relação com a sustentabilidade. Com o projeto em andamento, apresentamos somente os resultados dos alunos do 3º ano Técnico em Agropecuária, que através do Google Forms, avaliaram a metodologia de ensino e recursos utilizados, sobre a eficácia do ensino de sustentabilidade. Os resultados revelam que principalmente disciplinas técnicas, como Bovinocultura de Leite/Corte, Cultura do Café e Fruticultura, Irrigação, Gestão da Extensão Rural e Projeto Físico, priorizam a abordagem da sustentabilidade. As estratégias de ensino mais comuns incluem aulas mistas e discussões de atualidades, enquanto as aulas lúdicas são menos utilizadas. A maioria dos participantes considera as aulas práticas e as aulas mistas como os métodos de ensino mais interessantes para compreender a temática. Os alunos enfatizam a importância do conhecimento sobre sustentabilidade para a conscientização ambiental, melhoria na qualidade de vida, promoção da responsabilidade social, desenvolvimento de habilidades e preparação para o futuro. No entanto, uma parcela significativa acredita que a didática poderia ser melhorada para um aprendizado mais eficaz em sustentabilidade. Os resultados evidenciam a necessidade crescente de integrar a sustentabilidade nas disciplinas agropecuárias e a importância de métodos de ensino mais atrativos e eficazes para abordar esse tema vital para o futuro da agricultura e do meio ambiente. No final do projeto pretende-se elaborar um material de apoio que contribua com o conhecimento nesta área.

Texto completo: PDF