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LAMP – Lições Auxiliares em Matemática e Português.
Letícia Alves da Silva, Geraldo Henrique Alves Pereira, Samuel Leandro Fonseca Amaral, Maria Ângela Rodrigues, Amanda Carvalho Souza, Lorrayne Nascimento Pedrosa, Higor Pereira Silva

Última alteração: 2023-07-27

Resumo


TÍTULO DO PROJETO: LAMP – Lições Auxiliares em Matemática e Português.

COORDENADORA: Letícia Alves da Silva

COORIENTADORES: Geraldo Henrique Alves Pereira, Júnia Cleize Gomes Pereira, Samuel Leandro Fonseca Amaral.

COLABORADORES: Maria Ângela Rodrigues, Amanda Carvalho Souza.

BOLSISTAS: Lorrayne Nascimento Pedrosa, Higor Pereira Silva.

CAMPUS/CAMPI: Bambuí

ÁREA (S) DO CONHECIMENTO: Matemática (1.01.00.00-8), Língua Portuguesa (8.02.01.00-8), Educação (7.08.00.00-6), Tecnologias Educacionais (7.08.04.03-6).

TEMÁTICA DO PROJETO: Ensino Híbrido: aplicações e possibilidades na educação profissional.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes ingressantes na primeira série dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFMG-Campus Bambuí (Administração, Agropecuária, Biotecnologia, Informática, Eletromecânica, Meio Ambiente), que possuam defasagens no aprendizado de conteúdos básicos de Matemática e/ou Língua Portuguesa.

JUSTIFICATIVA:

A língua oficial e o letramento matemático constituem alfabetizações fundamentais na formação social de um país. Assim, no Brasil, a Língua Portuguesa e a Matemática são componentes curriculares fundamentais na formação básica escolar de todos os estudantes. As defasagens em seus conteúdos básicos geram, além de implicações sociais, problemas no desempenho dos estudantes em séries mais avançadas da Educação Básica, não só nestas duas disciplinas, mas também em todas as outras que delas dependem diretamente.

A proposta do Projeto de Ensino LAMP é fundamentada nos diversos relatos dos colegas docentes, nos quais são destacadas as dificuldades no processo de aprendizagem de estudantes ingressantes nos cursos Técnicos Integrados, muitas vezes relacionadas às defasagens de conteúdos básicos de Matemática e Língua Portuguesa. Tais defasagens afetam diretamente estas disciplinas e indiretamente as demais disciplinas, comprometendo o desempenho acadêmico dos estudantes e afetando-os também emocionalmente, a ponto de cogitarem desistir precocemente do curso ou até mesmo evadirem após a reprovação na primeira série do curso.

O corpo discente dos cursos técnicos da instituição é bastante heterogêneo, sendo composto por estudantes em estágios diferentes de conhecimento nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, resultado da precedência de realidades diversas (cidades, regiões, sistemas de ensino, formatos de aulas, entre outras). O Projeto LAMP se apresenta como uma forma de auxílio àqueles estudantes que necessitam sanar falhas nos processos de aprendizagem anteriores, sem comprometer o andamento dos processos correntes, nem prejudicar aqueles estudantes que encontram-se em condições para aprender novos conteúdos. Isso porque as Lições Auxiliares são realizadas em mídias e momentos distintos daqueles destinados à carga horária regular das disciplinas, explorando aplicações e potencialidades do Ensino Híbrido.

OBJETIVOS:

O projeto LAMP tem como objetivo geral elevar os níveis de aprendizado em disciplinas de letramentos básicos (matemáticos e de língua oficial) para suprir defasagens e possibilitar o prosseguimento de estudos dos ingressantes nos cursos técnicos integrados do IFMG – Campus Bambuí. Mais especificamente, pretende:

  • Auxiliar na recuperação de conteúdos básicos pregressos de Matemática e Língua Portuguesa para que, ao mesmo tempo, favoreça o nivelamento mínimo de conhecimentos básicos e oportunize melhores condições para o prosseguimento de estudos e o sucesso escolar;

  • Potencializar o desempenho e o rendimento escolares dos estudantes assistidos;

  • Fomentar estratégias para minimizar as reprovações em disciplinas de letramentos básicos e a evasão escolar;

  • Oferecer variadas possibilidades de acesso a conteúdo instrucionais – disponibilizando diferentes ambientes, com diferentes mídias, em diferentes tempos –, a fim de que, em última instância, seja oportunizada a cada estudante selecionado a construção de sua forma personalizada de participar das atividades do projeto e do seu curso regular, sem nenhum tipo de concorrência.

METODOLOGIA:

O projeto é desenvolvido por uma equipe de 6 (seis) servidores e 2 (dois) bolsistas estudantes do Ensino Superior.

A proposta de trabalho do grupo baseia-se na divisão dos seus membros em dois núcleos distintos, associados a cada disciplina (Matemática e Língua Portuguesa), mas orientados por ações colaborativas e colegiadas. Para cada disciplina, o projeto conta com dois ambientes para a monitoria auxiliar: um espaço físico e um virtual. É, pois, uma proposta híbrida (ou de blended learning); contudo, sem exigência de participação presencial.

O ambiente físico oferece a oportunidade de encontros presenciais dos estudantes com membros da equipe do LAMP, para orientações nas Lições Auxiliares. Esses encontros ocorrem quinzenalmente para cada área, em semanas alternadas, às quartas, das 13h às 14h40min. O ambiente virtual, por sua vez, oportuniza o acesso às Lições Auxiliares e aos materiais instrucionais audiovisuais de apoio produzidos para cada disciplina, dispostos e organizados segundo critérios de plausibilidade e pertinência levantados pelos membros orientadores do projeto.

RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS:

Com a execução do Projeto LAMP, espera-se a recuperação do aprendizado dos discentes frequentadores, diminuindo as defasagens em conhecimentos básicos de Matemática e/ou de Língua Portuguesa. Almeja-se, também, que a participação neste projeto oportunize aos docentes colaboradores a vivência de novas experiências de trabalho, gerando aprendizado e reflexão sobre as aplicações e potencialidades do Ensino Híbrido, processos de avaliação e desenvolvimento de práticas de ensino.
Além disso, espera-se que este projeto seja fonte de inspiração para ideias semelhantes no Campus Bambuí e, com as adaptações necessárias, possa ser implementado de forma contínua e institucionalizada nos próximos anos, fazendo parte dos projetos pedagógicos dos cursos e, por consequência, da atuação profissional de professores e gestores do Ensino.