Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, Seminário de Iniciação Científica (SIC) 2022

Tamanho da fonte: 
PERFIL EMPREENDEDOR: PESQUISA REALIZADA COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Francisca Noeme Moreira de Araújo, FERNANDA ISABELLI DE MEDEIROOLIVEIRA FIGUEIREDO, Kennedy Anderson Oliveira Duarte, Luana Fernandes Queiroz, ALANNY JOSIANY PEREIRA DE OLIVEIRA

Última alteração: 2022-10-18

Resumo


A globalização tornou a competitividade no mercado de trabalho ainda mais acirrada. A transformação das profissões, em especial, as mais tradicionais, precisaram se reinventar para acompanhar as tendências e mudanças. O empreendedorismo por muito tempo, foi visto unicamente como a disposição de abrir um negócio. Com a evolução das pesquisas, o tema ganhou uma nova roupagem e se configura como a capacidade de inovar e saber identificar as oportunidades disponíveis no mercado. Além disso, surgiram estudos que têm como objetivo estudar o perfil empreendedor das pessoas. A Endeavor, instituição sem fins lucrativos, desenvolve pesquisas nessa vertente. Em 2014, a organização realizou uma pesquisa comtemplando respondentes de todo o Brasil e identificou que existem seis perfis de empreendedores no Brasil: nato, situacionista, meu jeito, herdeiro, busca do milhão e idealista, sendo o maior destaque entre os respondentes, o perfil situacional. Considerando que o perfil está diretamente relacionado com a capacidade de empreender de maneira sustentável, surgiu o interesse de estudar qual dos seus perfis é o mais presente entre os estudantes de contabilidade, para isso, definiu-se como objetivo geral identificar o perfil empreendedor dos estudantes do curso de ciências contábeis de uma universidade privada, localizada no Rio Grande do Norte. O curso de ciências contábeis foi escolhido para esta pesquisa, por ser um curso tradicional e que precisou se reinventar ao longo dos anos. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário com perguntas fechadas, adaptado do questionário da Endeavor (2014). A pesquisa é de natureza descritiva e do tipo quantitativa. A análise visa identificar, a partir de coleta de dados, o tipo de empreendedor e suas principais características e objetivos, bem como mensurar uma média com base em percentuais de estudantes empreendedores em busca do próprio negócio. Os resultados obtidos mostraram que o perfil identificado entre os alunos é semelhante ao perfil dos participantes da pesquisa aplicada pela Endeavor (2014) no Brasil, porém o que mais se destacou foi o perfil em busca do milhão, contexto em que os respondentes almejam ter seu próprio negócio buscando estabilidade financeira.


Texto completo: PDF  |  INFOGRÁFICO