Última alteração: 2022-11-14
Resumo
Neste trabalho, foi apresentado um estudo dos gêneros de discurso Manual do Romeiro do Bom Jesus de Congonhas (Manual do Romeiro) e visita mediada com o objetivo de propor a sequência didática Ser mediador do museu de Congonhas por um dia para professores de língua portuguesa (língua materna) em formação ou/e em atuação. O presente estudo foi desenvolvido no seio do Grupo de Pesquisa sobre o Discurso Institucional na Iniciação Científica e Tecnológica do IFMG, Campus Congonhas, a fim de evidenciar as características linguístico-discursivas do Manual do Romeiro e da visita mediada ao Museu de Congonhas. Para isso, utilizamos como aporte teórico-metodológico as categorias de análise cena englobante, cena genérica e cenografia (MAINGUENEAU, 2015) aliadas às noções de retextualização (MARCUSCHI, 2001; 2010; DELL'ISOLA, 2007) e de sequências prototípicas (ADAM, 2019). As análises realizadas mostram o elo necessário entre pesquisa e ensino, pois a elaboração da referida sequência didática requereu um estudo aprofundado sobre os dois gêneros de discurso em questão, para que, dessa forma, a execução em sala de aula seja feita de modo pleno. O estudo ressalta a importância de trabalhar a oralidade do estudante dentro do ambiente escolar, visto que, atualmente, a escrita é vista como primordial e a verbalização como secundária. Além disso, esta pesquisa de iniciação científica ainda revelou que, embora o estudo realizado aqui esteja restrito à visita mediada ao Museu de Congonhas, os seus resultados poderão servir de base para outros estudos sobre o referido gênero de discurso em diferentes museus no Brasil e no exterior com vistas a elaboração de outras propostas para o ensino de língua materna (e também de língua estrangeira). Diante do exposto, o presente trabalho envolve aspectos históricos, religiosos e artísticos existentes na cidade de Congonhas perante o olhar linguístico e educacional.
Palavras-chave: Manual do Romeiro; Visita mediada; Sequência didática; Turismo; Ensino.