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Reportai - UMA PLATAFORMA DE FISCALIZAÇÃO COLABORATIVA VOLTADA PARA O ENGAJAMENTO CÍVICO
Última alteração: 2022-09-22
Resumo
O potencial do uso de aplicativos em smartphones ainda está longe de se esgotar. Combinando-se alguns de seus recursos mais poderosos, como a internet móvel, o GPS e a câmera, o celular pode transformar seu usuário em uma unidade independente de fiscalização do que está acontecendo ao seu redor. Os vários problemas dispersos no espaço público, podem ter um impacto significativo na qualidade de vida dos cidadãos, no entanto, a identificação destes problemas, pelas autoridades responsáveis, envolve um processo complexo e que gera custos para a administração pública. Além disso, a legislação brasileira através da lei nº 13.460/2017 (BRASIL, 2017) estabelece que os agentes públicos devem receber, tratar e responder a denúncias, reclamações, sugestões, elogios e solicitações dos cidadãos, de todas as demandas e respostas, para que o cidadão acompanhe seu requerimento on-line e tenha um canal de comunicação eficiente. Neste sentido, fornecer aos cidadãos aplicativos móveis para que os mesmos possam reportar e sugerir melhorias, assim, em uma visão mais social de uma cidade inteligente, os sistemas obtêm inteligência de elementos digitais e humanos, e as pessoas estão ativamente engajadas nos mesmos como participantes. Consequentemente, podem contribuir com seu conhecimento e expertise, integrando “digitalmente” pessoas, coisas e seu ambiente, como uma convergência dos paradigmas Smart City e crowdsourcing. O atual projeto visa desenvolver a plataforma ReportAí, que atuará como um canal de comunicação voltado para a cidadania com o objetivo de conectar os cidadãos e a administração de maneira transparente e com foco na resolução de problemas, além de permitir a avaliação dos serviços públicos. A estrutura do ReportAí será formada por um ambiente de interação entre os usuários, via smartphones, e uma plataforma online, na qual entidades ou órgãos públicos, concessionárias ou organizações da sociedade civil poderão gerenciar as demandas dos cidadãos de forma prática e inteligente.
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