Última alteração: 2022-11-04
Resumo
Em março de 2020, as instituições de ensino modificaram a maneira de oferta dos seus serviços. A tradicional sala de aula, transformou-se em uma tela virtual e os professores passaram a desenvolver suas atividades através do home office. O mundo estava neste momento travando uma guerra contra um vírus mortal e de rápida disseminação. Neste contexto, a educação foi uma das áreas mais afetadas, haja vista que muitos professores e alunos encontraram dificuldades na adequação ao trabalho remoto: possível mudança na rotina, distrações, sobrecarga de trabalho, necessidade de familiaridade tecnológica, disposição de recursos necessários a realização do trabalho e o apoio proporcionado pelas empresas, no que se refere a satisfação e engajamento de pessoal, são exemplos de situações enfrentadas pelos profissionais. Considerando os aspectos abordados, a pesquisa teve como objetivo identificar os desafios enfrentados pelos os professores durante o trabalho em home office, e como estes encararam o apoio recebido pelas instituições de ensino. O estudo caracteriza-se como pesquisa de campo, quanto aos objetivos se enquadra como descritiva e quanto à natureza quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de formulário online, divulgado entre os potenciais participantes e solicitado a disseminação as suas respectivas redes de contato. A pesquisa retornou 137 respostas e foi realizada durante o mês de outubro de 2020, abrangendo respondentes dos níveis de ensino superior, médio e fundamental. Os resultados da pesquisa evidenciaram as dificuldades vivenciadas pelos profissionais especialmente no que consiste o uso da tecnologia. Os respondentes por unanimidade citaram a sobrecarga de trabalho como um fator impactante durante o home office, bem como a exaustão, dentre outros fatores. Ainda afirmaram de modo geral, que não receberam nenhum tipo de ajuda financeira para custear as atividades executadas fora do ambiente físico institucional. Foi solicitado que o participante respondesse com uma única palavra o que foi o principal motor para a permanência no trabalho e 100% informaram ser o aluno. Isso evidencia que, embora tenham surgido situações adversas durante o home office, o compromisso com o aprendizado do aluno permaneceu por parte dos professores que contribuíram participando deste estudo.