Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, Seminário de Iniciação Científica (SIC) 2022

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A RELAÇÃO DOS RECURSOS SEMIÓTICOS NA CONSTRUÇÃO NARRATIVA DOS LIVROS DIGITAIS DE LITERATURA INFANTIL DO PROGRAMA “LEIA PARA UMA CRIANÇA”
Leticia Stefane Cunha Castro, Denise Giarola Maia

Última alteração: 2022-11-09

Resumo


O projeto de pesquisa “Análise multimodal do design de livros digitais e aplicativos de Literatura Infantil” teve início em meados de 2020 e segue em andamento. Seu objetivo é analisar os aspectos estruturais e do design de livros digitais de literatura infantil, tendo como principal referencial teórico e metodológico a Semiótica Social e a Abordagem da Multimodalidade. Como objeto de estudo, selecionou-se a coleção do Programa “Leia para uma Criança”, do Itaú Social, a qual possui livre e fácil acesso. Desse modo, neste segundo ano da pesquisa, e até o momento, após revisão bibliográfica a respeito da Semiótica Social e da Abordagem da Multimodalidade, realizou-se a análise de mais um livro dessa coleção, a saber, “O sétimo gato” que foi escrito por Luis Verissimo e ilustrado por Willian Santiago. Para isso, foi utilizada uma tabela, a qual foi elaborada no primeiro ano de execução do projeto, com as categorias a serem consideradas. Assim, puderam ser identificados os modos e seus recursos utilizados na composição de cada tela do livro. Em seguida, foi realizada uma descrição dos elementos da ilustração/desenho, buscando classificar os participantes representados e processos (Kress e Van Leeuwen, 2006). Finalmente, foi feita uma intepretação dos efeitos e sentidos da combinação dos modos presentes, buscando, então, responder as perguntas da pesquisa: será que os recursos de som e de interatividade/movimento, muito explorados no livro infantil digital, contribuem para a construção da narrativa? Qual o papel desses recursos semióticos, incluindo as ilustrações, e sua relação de sentido com a escrita? Os dados das análises comparadas dos dois primeiros livros mostram que há uma preocupação, por parte do programa, em selecionar obras em que a relação entre os recursos semióticos seja coerente com a proposta estética da obra e que, em momentos específicos da narrativa, esses modos possam oferecer ao leitor novas informações em relação à parte escrita, criando, assim, um espaço de participação do leitor na construção dos sentidos. Portanto, a hipótese é que os demais livros, ainda a serem analisados, corroborem essas considerações feitas.

 

Palavras-chave: Multimodalidade, Design, Livro digital, Literatura Infantil.


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