Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, Seminário de Iniciação Científica (SIC) 2022

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DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERFACE DE PROGRAMAÇÃO PARA APLICAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE IOT ATRAVÉS DA PLATAFORMA ESP32 EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
Otávio Cosme Matias, Lucas Frederico Jardim Meloni, Felipe de Sousa Silva

Última alteração: 2022-09-22

Resumo


Neste trabalho é apresentada a criação de uma Interface de Programação de Aplicações (API) para utilização em disciplinas de laboratório e auxiliar o desenvolvimento de projetos de ensino no curso de Engenharia Elétrica do IFMG Campus Formiga. Este esforço visou contribuir para o desenvolvimento de disciplinas laboratoriais de eletrônica e sistema embarcados, proporcionando uma interface digital para fácil acesso e utilização dos alunos, onde são encontrados códigos, bibliotecas customizadas para uso e configuração das placas ESP32, além de exemplos e vídeos explicativos. Assim, os alunos serão capazes de aprofundar seus estudos em casa. Esta interface também auxiliará a aprendizagem de linguagens web como HTML5, CSS e JavaScript, linguagens Web pouco exploradas em cursos de graduação em Engenharia Elétrica, mas necessárias para formar novos profissionais, principalmente os que precisarão ser capacitados para a indústria 4.0. Para o desenvolvimento da API foi verificado como promover recursos que facilitassem e otimizassem o aprendizado em sala de aula, principalmente que pudessem auxiliar o professor a ensinar sistemas complexos e que envolvem várias linguagens de programação web e conhecimentos de redes de computadores aos alunos, cujo tempo disponível nas aulas não é suficiente.  Ao final do projeto, foi verificado que a API estava totalmente funcional e supria as dificuldades mencionadas no ensino de IoT, sendo capaz de disponibilizar códigos exemplo, vídeos explicativos e fácil acesso a informações organizadas. Dessa forma, notou-se que a carência de conhecimento em linguagens de programação Web, que dificultavam o ensino de IoT pode ser parcialmente suprida, promovendo a explicação de blocos básicos que pudessem ser combinados para elaborar projetos maiores, capazes de serem usados em trabalhos de conclusão de curso ou pesquisa acadêmica. Ademais, a API apresentou-se como um suporte à utilização da metodologia ativa de ensino por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos. Também são mostrados parte dos recursos desenvolvidos e as potencialidades desta API para o ensino.


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