Última alteração: 2022-11-08
Resumo
Este trabalho, composto por uma equipe que conta com o coordenador do projeto e dois estudantes bolsistas da modalidade PIBICJr, apresenta os resultados preliminares do projeto intitulado “Siglário do IFMG-Sabará”, cujo objetivo principal é reunir todas as siglas utilizadas na comunicação cotidiana intra, inter e extra-campi, com vistas a otimizar o entendimento dessas siglas por todos que direta ou indiretamente interagem com as atividades do campus e, por consequência, contribuir para a otimização da compreensão do fluxo informativo na comunicação efetivada no IFMG. Para tanto, além do referencial teórico próprio das linguagens especializadas e terminologias (BARROS, 2004; KRIEGER e FINATTO, 2004, ZILIO e FINATTO, 2015), o trabalho conta com os pressupostos metodológicos da linguística de corpus ou linguística computacional (SARDINHA, 2004). Trata-se de uma metodologia qualitativa necessária ao processamento eletrônico de textos que, no caso, trata-se de textos utilizados na comunicação investigada, com vistas a distinguir as siglas das “não siglas”. Esses textos compreendem o universo da comunicação oficial do campus, como memorandos, ofícios, instruções normativas; regimentos, editais entre outros, além dos textos informativos – notícias, comunicados, informes, publicados. Como resultado esperado, o projeto pretende entregar à comunidade uma lista com todas as siglas, com seus respectivos significados e funções na comunicação, a ser disponibilizada pelos canais oficiais do campus, como site, redes sociais e outras formas de comunicação como o texto impresso. Cada sigla é apresentada em um verbete, o qual contém a fórmula textual “O que é x?” x “Para que serve x” (FAUSTICH, 2014), em que “x” é compreendida como a sigla em questão. Desse modo, ao consultar o verbete da sigla “SIASS”, por exemplo, o consulente deverá ser informado sobre o que é o SIASS e para que serve o SIASS. Atualmente, o projeto conta com 115 siglas já catalogadas e tratadas de acordo com a fundamentação teórica adotada, comprovando a necessidade de trabalhos semelhantes principalmente para aqueles usuários que não estão diretamente relacionados ao corpo de servidores do campus, mas que usufruem de seus serviços.