Tamanho da fonte:
Redação do Enem e a aprendizagem significativa
Última alteração: 2023-08-22
Resumo
O Projeto de Redação do Enem e a aprendizagem significativa, do Instituto Federal de Minas Gerais campus Ribeirão das Neves, orientado pela docente Gláucia Xavier tem como propósito, por meio do uso da técnica psicolinguística experimental, ajudar os discentes a produzirem sentenças mais refinadas e formais, contribuindo, assim, para o aperfeiçoamento do uso da Língua Portuguesa na escrita da redação do ENEM. A composição do ENEM tem sido, nos estudos linguísticos contemporâneos, uma categoria cuja exploração e análise avançaram bastante, sem que isso tenha implicado efetiva transposição didática em materiais populares para estudo. Dessa forma, o projeto de Redação, investe na edificação de um produto educacional aproveitando para maior compreensão do processo ensino-aprendizagem da escrita, visando a aprendizado significativo de cada aluno.Esta pesquisa dedica-se à consecução do objetivo de desenvolver, uma sequência didática sobre a escrita da redação do ENEM, por meio do eye-tracker, no qual identificamos na leitura do fragmento da dissertação argumentativa, nota mil, que se torna complicada na interpretação. Por conseguinte, em seguida, por meio de pesquisa bibliográfica, documental (análise de documentos oficiais), levantamento empírico (análise das redações) e criação da sequência didática será trabalhada nas salas de aula, com o objetivo dos conhecimentos e métodos do tipo de texto que se refere ao gênero “redação do ENEM”, ser cada vez mais utilizada pelos discentes como uma escrita sem complexidades, ajudando os alunos a escreverem de uma forma mais culta e ampla, propiciando em seguida o alcance da nota máxima na dissertação argumentativa do Exame Nacional do Ensino Médio. Vale dizer que esse projeto é uma continuidade do que vem sendo desenvolvido há três anos, por meio de projetos de pesquisa, seja em Editais Internos ou Unificado. O Curso demonstrou trazer muitos benefícios aos cursistas e espera-se agora compreender o processo ensino-aprendizagem. Como resultados esperados, têm-se uma melhor formação docente e discente, no que tange à compreensão da produção da redação, ampliando o nível de pesquisa e gerando grandes resultados nas escritas dos alunos do ensino médio.
Texto completo:
PDF