Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, XI Seminário de Iniciação Científica do IFMG - SIC 2023

Tamanho da fonte: 
Dicionário Técnico para o Estudante de Adminstração
Bruno de Assis Freire de Lima, Luciana Emirena dos Santos Carneiro, Ana Luiza Baião Rodrigues, Mariana Urias Rosa, Victória Moreira de Figueiredo

Última alteração: 2023-08-30

Resumo


O presente projeto vem sendo desenvolvido no campus Sabará por uma equipe formada por um linguista, docente da área de linguagens e orientador do projeto; por uma administradora, docente da área de gestão e negócios e coorientadora do trabalho; e por três bolsistas da modalidade PIBICJr, estudantes do Curso Integrado em Administração. O projeto visa à construção de um dicionário técnico e pedagógico para o ensino e o aprendizado das terminologias utilizadas durante o percurso formativo do estudante de administração em nível técnico e superior. Visa-se, portanto, subsidiar o conjunto dos termos (e seus conceitos) usados nos contextos de formação e atuação desses estudantes. A pesquisa utiliza os procedimentos metodológicos da terminologia linguística e da terminografia (Barros, 2004; Krieger e Finatto, 2004). Em sua primeira fase, o projeto partiu do levantamento de obras terminográficas relacionadas à área de gestão e negócios. Ao todo, foram consultadas cinco obras de referência: o “Dicionário de negócios”, de Francisco José Lacombi (2009); o “Dicionário de termos financeiros e de investimento”, de John Downes (1993); o “Dicionário de direito, economia e contabilidade”, de Marcílio Moreira de Castro (2013); o “Dicionário de Administração e Negócios”, de Geraldo Duarte (2011) e o “Glossário de Conceitos, Definições e Termos de Planejamento e Gestão Estratégica”, do Governo da Bahia (2016). Dessas fontes, foram extraídos mais de 13750 candidatos a termos. A lista de candidatos a termos precisa passar por uma revisão e por uma triagem especializada (leia-se: trabalho a ser desenvolvido pelos docentes do curso de Administração), para que sejam selecionados os termos utilizados por esses professores, nas suas disciplinas, e, claro, por seus alunos. Assim, para as próximas etapas, está prevista a triagem dos termos, por esses especialistas. Sequencialmente, será feito o levantamento de contextos definitórios pelos bolsistas, para posterior redação e revisão dos verbetes. Só então será possível a publicação do dicionário técnico para o estudante de administração.

 


Texto completo: PDF