Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, XI Seminário de Iniciação Científica do IFMG - SIC 2023

Tamanho da fonte: 
CUBOS EM MÓDULO SONOBE: INVESTIGAÇÕES PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO
Luiza Estefany Magalhães de Paula, Marlizete Franco da Silva, Adriano Vieira Miranda, João Marcos de Oliveira Neves

Última alteração: 2023-10-02

Resumo


O presente relato apresenta resultados parciais do Projeto de Ensino: Sólidos geométricos para além do livro didático, que ainda está em andamento. O projeto tem como objetivo expandir o estudo de sólidos, para além do que é visto nos livros didáticos. A presente atividade utiliza dobraduras, estimulando a conexão entre a Matemática e a Arte, favorecendo a visão espacial dos estudantes, tanto no cálculo de áreas quanto no de volume. Participaram da atividade 68 alunos dos 2º anos dos cursos técnicos integrados em Automação Industrial e em Eletrotécnica do IFMG Campus Avançado Ipatinga. Para a realização desta primeira atividade foram realizados dois encontros no contraturno, um com cada turma. Para desenvolver a atividade utilizou-se dobraduras em módulo sonobe para formar o cubo. Cada aluno recebeu 6 quadrados de papel A4 colorido, com os quais construiu seus módulos em dobradura. Unindo os seis módulos, cada aluno obteve um cubo. Após a construção dos cubos, os alunos foram agrupados em grupos de 3 ou 4 participantes, para criarem peças de um quebra-cabeças, que juntas, formariam um cubo maior, com 27 “cubinhos”. Foram feitas 7 peças diferentes. Sobre tais peças foi solicitado que calculassem áreas e volumes. Percebeu-se que os alunos já possuíam um bom conhecimento acerca de cálculo de área de quadrados e volume de cubos, porém uma certa dificuldade no cálculo da área total das peças, evidenciando dificuldades na visão espacial e do que seria área exposta do sólido. Nota-se a relevância da atividade ao possibilitar melhora na visão espacial e no estímulo à conexão da Matemática com o cotidiano e com as aplicações técnicas. Os resultados preliminares indicam a necessidade de reforçar os conceitos de visão espacial e estimular os alunos a ir além do que é proposto nos livros didáticos, construindo e manipulando sólidos sob vários ângulos, materiais e aplicações.


Texto completo: PDF