Última alteração: 2023-08-18
Resumo
Considerando o debate sobre o declínio do número de leitores na sociedade contemporânea e também as discussões sobre o modelo ideal para um ensino significativo de literatura, este projeto se volta a práticas pedagógicas relativas ao trabalho com o texto literário na Educação Básica. De modo mais específico, tendo como princípio o papel emancipador do texto literário e entendendo o professor como agente fundamental nas práticas de mediação leitora, propõe-se como objetivo central deste projeto conceber ações de pesquisa e estudo que subsidiem a elaboração de oficina de ensino de literatura para professores da Educação Básica. Ao mesmo tempo, pretende-se analisar os impactos desta mesma ação formativa a partir de produto final gerado pelos participantes. A pesquisa será conduzida em uma interface pesquisa/ensino/extensão, por meio de atividades de cunho bibliográfico, pedagógico e documental. Desse modo, acreditando na potência dos Institutos Federais na produção de saberes sobre a educação e, ao mesmo tempo, reconhecendo as demandas de formação dos professores das redes municipais e estaduais, ressalta-se a relevância do projeto aqui descrito. Nele, propõe-se uma ponte fundada pelos pilares da leitura e seu poder transformador. Pretende-se, em diálogo direto com os docentes formadores de leitores, infundir nesses mesmos sujeitos o questionamento sobre a função social da leitura em sua conjugação com a função social da educação. Ao fim do projeto, espera-se complementar o debate sobre a real dimensão do ensino de leitura e contribuir para práticas profissionais significativas entre professores de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica. Dessa maneira, ratificam-se então os principais vieses teóricos que permeiam as ações propostas: para elaborar uma ação que se quer fazer pertinente no âmbito do ensino de literatura na Educação Básica e entre alunos da rede pública de ensino, é preciso concomitante questionar o lugar da literatura no mundo e na escola e os limites e potencialidades do professor de Língua Portuguesa enquanto mediador de leitura na educação contemporânea. Ressaltados esses fundamentos, são apresentados a seguir os objetivos do estudo aqui proposto, sua organização metodológica e temporal e os resultados a partir dele almejados.