Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, XI Seminário de Iniciação Científica do IFMG - SIC 2023

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UTILIZAÇÃO DO BIG DATA COMO INSTRUMENTO DE MARKETING DIGITAL PARA PEQUENOS E MÉDIOS EMPRESÁRIOS: ELABORAÇÃO DE MATERIAL DE REFERÊNCIA PARA O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO MERCADOLÓGICA
Matheus Ferreira Oliveira, Flávio Henrique Linhares de Souza, Estevão Augusto Silveira e Silva, Camila Cristina Pereira

Última alteração: 2023-08-28

Resumo


Essa pesquisa tem como objetivo apresentar formas acessíveis e alternativas para se utilizar ferramentas de tecnologia de informação que possam ser utilizadas para construção de análise de dados estratégicos (big datas analytics - BDA) e apontar uma direção do marketing digital para essa perspectiva gerencial. É abrangente o conhecimento da relevância do BDA e do marketing digital para as empresas nos dias atuais, contudo, pouco ainda se sabe sobre como as empresas podem utilizar ferramentas digitais acessíveis e como poderão acessar essas tecnologias para competitividade estratégica promocional. Esse trabalho é um ensaio exploratório que tenciona apresentar como a tecnologia da informação do google pode ser utilizada inicialmente, com baixo custo, para que as empresas trabalhem mídias digitais, utilizando as ferramentas do Google trends, Google Ads e Google Analytics. Foram descritas cada uma dessas ferramentas e, de que forma, instrumentalmente, ela é concebida e pode ser utilizada de forma acessível e ampla por empresas que desejam estruturar um processo inicial de digitalização de suas mídias e de sua promoção mercadológica. A partir desse ensaio inicial, a pesquisa ainda pretende buscar novas TIC - Tecnologias de informação e comunicação, que também possam ser utilizadas com esse papel social de fomentar as empresas de micro e pequeno porte. O Google trends é uma ferramenta para exposição momentânea de tendências e desenvolvimento de engajamento inicial com o mercado. O Google Ads tem como objetivo fomentar o tráfego e, consequentemente, levar à conversão de vendas. No caso do Ads, há um investimento por parte do empreendedor, mas que é abaixo dos padrões praticados por outras mídias digitais. Por fim, foi exposto o Google Analytics como uma alternativa de ferramenta de BDA que mostra as interações dos usuários com a promoção e como gerou reações no comportamento do mercado. Por fim, esse ensaio aponta para desdobramentos a serem investigados e perspectivas futuras de estruturação dessas ferramentas para a promoção de vendas.


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