Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, XI Seminário de Iniciação Científica do IFMG - SIC 2023

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DETERMINAÇAO DA DUREZA E CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL DA LIGA METÁLICA DE UM COXIM DE CAMBIO AUTOMOTIVO
Carlos Roberto Ferreira, Pedro ângelo Malaquias

Última alteração: 2023-08-22

Resumo


As ligas de alumínio recebem, especial, atenção devido à sua leveza, reciclabilidade e proporcionam variedade de propriedades para peças fundidas. Devido a isso, há inúmeras aplicações de ligas de alumínio, fundidas, para produção de para produção de peças automotivas. O coxim peça feita em uma liga de alumínio, contem partes revestidas de borracha e, em alguns modelos, vinil. É uma peça cuja função é absorver as vibrações do câmbio, reduzir o desgaste em peças e componentes da direção e da transmissão, evitar a geração de trincas ou quebras de outras peças do veículo e, assim, permite aumentar a vida útil do veículo automotor. Sem essa peça seria totalmente desconfortável conduzir um veículo, talvez até impossível. No Brasil diversas empresas fabricam e distribuem autopeças à indústria automotiva. A oferta de peças genuínas costuma ser ampla para carros novos, mas esse cenário é diferente e limitado para os modelos mais antigos ou importados. Nesses casos, a solução, muitas vezes, é a aquisição de componentes conhecidos como “paralelos”, sobre os quais recai a dúvida quanto à confiabilidade. O objetivo deste trabalho é correlacionar os valores de dureza, de microdureza com a microestrutura observada em um modelo de coxim de um câmbio automotivo fabricado em escala industrial pelo processo de fundição. Assim sendo foram estudados peças, “originais e paralelas”, usadas em um modelo de veículo de fabricação nacional. Para a caracterização dos componentes realizou-se ensaios de dureza Rocwell B, de microdureza Vickers e avaliação microestrutural por microscopia ótica. Considerando, até então, o caráter preliminar do estudo e as limitações intrínsecas das técnicas aplicadas, evidenciou-se amostras dos coxins de cambio automotivo “originais de fábrica”, aqui estudadas apresentam muitos poros e as respectivas microestruturas são formadas de uma matriz com aspecto dendritíco. Identificou-se nas amostras, de coxins “originais de fábrica”, a precipitação de fase, secundária, em formato de “escrita chinesa”, característica da fase Mg2Si. Nas amostras 3, coxins “originais de fábrica”, 4 e 5 coxins “peças paralelas”, observou-se pouca porosidade e microestruturas com aspecto acicular sobre uma matriz equiaxial refinada. Nessas amostras, ainda, foi observou-se uma segunda fase formada por estruturas aciculares, aspecto característico da presença de Si, elemento formado de eutético nas ligas de Al.  Em relação à microdureza Vickers, os valores, médios, registrados, variaram de 66 HV a 96 HV. Para as amostras 1 e 2, coxins “originais de fábrica”, dureza Rockwell B, média, foi respectivamente 29,88 HRB e 37,70HRB. Nas amostras dos coxins 3, “originais de fábrica”, 4 e 5 “peças paralelas” foram registrados respectivamente, 72,33 HRB, 88,23 HRB e 88 HRB.


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