Tamanho da fonte:
UM ESTUDO SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO E SUAS RAÍZES POLÍTICAS
Última alteração: 2023-08-28
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo geral analisar os textos da BNCC, na categoria de ciências da natureza, e suas consequências para o futuro do Ensino de Física. A pesquisa foi realizada por um grupo de estudantes do Ensino técnico integrado do IFMG - Sabará e orientada pelo professor coordenador do projeto e seus colaboradores. Estudamos os documentos referentes a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analisamos suas características políticas e a natureza segregacionista presente nos textos da BNCC. Para qualificar os estudantes na etapa de análise dos documentos, o professor/coordenador ministrou aulas no projeto de ensino Introdução ao conhecimento científico, voltado a pesquisa científica de cunho político. Depois dessa qualificação, os estudantes fizeram a análise dos documentos. A partir do presente trabalho, se desenvolveu nos estudantes, sujeitos da pesquisa, uma percepção de que o espectro político por trás da formação desse documento era voltado, na prática, não para a pluralidade entre as diversas regiões do Brasil - como afirma a própria introdução da base -, mas, ao contrário, para a renovação das desigualdades, alimentando um processo de anticientificismo nas escolas e corroborando para uma educação que objetiva apenas o suprimento da necessidade imediata de mão de obra criada pelo capitalismo, sem a efetiva transformação (prática e intelectual) dos jovens envolvidos no processo educacional. Também se teve o intuito de elaborar propostas de ensino que sejam realizadas por estudantes do Ensino Médio para estudantes da mesma modalidade de ensino. Entretanto, essa parte da pesquisa ficou para a próxima etapa da pesquisa, a ser realizada no ano letivo de 2023. Ao término do projeto, escrevemos uma carta ao MEC com uma síntese de nossa pesquisa e um esboço de artigo científico com críticas ao BNCC. Ao final conseguimos responder a pergunta de pesquisa: Como o viés político ideológico da BNCC interfere na qualidade de ensino no Novo Ensino Médio?
Texto completo:
PDF