Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, XI Seminário de Iniciação Científica do IFMG - SIC 2023

Tamanho da fonte: 
Redação do Enem: investigações por meio da sintaxe experimental
gláucia do carmo xavier

Última alteração: 2023-08-22

Resumo


O presente artigo relata o projeto “Redação do Enem 2023”, como seu objetivo, motivação e resultados esperados. Esse projeto consiste em investigar e analisar o nível de compreensão e complexidade da formação de frases complexas sintaticamente, utilizando de rastreador ocular para leitura e detecção de sinais de dúvida ou não compreensão de partes das redações nota mil de anos anteriores. O principal objetivo dessa análise experimental é desenvolver materiais didáticos de base, referentes a estruturas de frases, complexas e simples, muito utilizadas nas redações nota mil, ampliar e melhorar a estrutura textual desses alunos ao elaborarem redações completas (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão), a partir das temáticas propostas quinzenalmente na instituição. O projeto conta com docentes e discentes responsáveis por desenvolver e corrigir propostas de redação, que posteriormente serão analisados com participantes voluntários da pesquisa. Outro principal objetivo e encontrar as dificuldades dos discentes do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Ribeirão das Neves, trabalhando e eliminando-os, como também desenvolvendo um modelo para conquista da nota mil no exame nacional do ensino médio de 2023 e anos seguintes. O uso do rastreador ocular contribuirá na coleta de dados referentes ao entendimento na análise textual pelos utilizadores do dispositivo, já que após a observação dos dados coletados será possível tomar conhecimento dos termos e outros elementos das produções analisadas que tornam sua leitura “difícil” à vista dos alunos contribuintes da pesquisa. Desse modo, a pesquisa tornará explícita a dificuldade geral dos discentes que serão estudadas e categorizadas, a fim de tornar o desenvolvimento de materiais futuros mais precisos, com o intuito de minimizar as adversidades durante a leitura e entendimento textual, o que acarretará e influenciará posteriormente na escrita e leitura dos indivíduos submetidos aos novos materiais produzidos, com fundamentos no rastreador ocular. Assim, tomando-se conhecimento das adversidades que afligem os discentes, a realização de ações que diminuam ou extingam esses litígios se dará de forma mais facilitada.

Texto completo: PDF