Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, IV Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação - IFMG - Campus Bambuí

Tamanho da fonte: 
Alternativas sustentáveis para a cadeia produtiva de tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus) em Morada Nova de Minas –MG.
GERALDO OLIVEIRA LIMA EVANGELISTA, Ricardo Souza Cavalcanti

Última alteração: 2018-12-11

Resumo


A aquicultura apresenta-se como uma atividade do agronegócio em grande expansão nos últimos anos e as características geográficas e zootécnicas brasileiras conferem ao país possibilidades de grande desenvolvimento. A tilapicultura nacional cresce a cada ano e regiões onde ocorreram represamentos de rios para construção de hidroelétricas tornaram-se referências na cadeia produtiva de tilápias. O município de Morada Nova de Minas –MG, na região do lago de represa de Três Marias é o segundo maior produtor de tilápias do Brasil, movimentando a economia, gerando emprego e renda, porém a incorreta destinação dos resíduos da tilapicultura ocasiona problemas ambientais. Dizer que uma atividade agropecuária é sustentável implica em dizer que ela atende aos três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ecológico. A utilização dos resíduos da tilapicultura como matéria-prima na produção de coprodutos, seguindo os conceitos da Ecologia Industrial e das biorrefinarias, é uma possibilidade real para minimizar os impactos da atividade agropecuária no município. O presente trabalho objetiva apresentar, através de revisão de literatura, alternativas sustentáveis à cadeia produtiva de tilápia-do-Nilo no município de Morada Nova de Minas-MG.


Texto completo: PDF