Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, VIII Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NOS EVENTOS DO SIPEM E ENEM DE 2019 A 2022: UMA METASSÍNTESE QUALITATIVA
Bruna Zenato Corso, Ariany Pereira Lima, José Fernandes da Silva

Última alteração: 2023-07-27

Resumo


A formação de professores em matemática é um tema de grande relevância no contexto educacional pelo fato que a qualidade do ensino dessa disciplina influencia diretamente a aprendizagem dos alunos. As abordagens pedagógicas que envolvem a participação ativa e colaborativa dos professores em seu processo de aprendizagem têm grande potencial para promover a construção dos conhecimentos com relevância, uma vez que respeitam as características únicas de cada indivíduo. Com o objetivo de analisar e sintetizar as principais tendências e resultados encontrados nessas discussões, sob a perspectiva da análise qualitativa, deu origem ao objetivo deste estudo, que é identificar e sintetizar as metodologias ativas na formação de professores. Trata-se de uma metassíntese qualitativa, realizada nos principais eventos de educação matemática SIPEM e ENEM, no período de 2019 a 2022, utilizando-se os descritores: qualitativo; formação de professores e formação continuada de professores. Os dados serão analisados em três etapas: extração de conceitos de primeira ordem, produção de conceitos de segunda ordem e síntese interpretativa de acordo com o método estabelecido por Nobit e Hare. A partir dos dados sintetizados e posterior análise por metassíntese qualitativa espera-se a geração de novas teorias visto que esta análise irá além da descrição de resultados, buscando uma compreensão mais profunda e fornecendo uma visão mais abrangente de como as metodologias ativas discutidas tem contribuído para a formação de professores.


Texto completo: PDF