Última alteração: 2022-08-19
Resumo
Este resumo expandido tem como finalidade investigar a compreensão de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) implementada no território de Minas Gerais, no ano letivo de 2022. Esta inquirição teve como premissa uma síntese sobre a trajetória que levou a formulação de uma das políticas educacionais mais recentes do Brasil - o Novo Ensino Médio (NEM). Na sequência, foi apresentada a compreensão de EPT, a partir do Currículo Referência do Ensino Médio de Minas Gerais (CRMG). E, por último, foram identificadas rupturas e continuidades entre as compreensões de EPT construídas pela literatura e aquelas apresentadas no CRMG. Salienta-se que este resumo expandido utilizou como aportes teóricos: análise documental (Lei 13.415/2017, Diretrizes Curriculares do Ensino Médio, Referencial de Elaboração dos Itinerários Formativos, Base Nacional Comum Curricular e Currículo Referência do Ensino Médio de Minas Gerais) e revisão de literatura de pesquisas de Saviani (2007), Mello (2014) e Hill (1997). As análises apontam que o CRMG apresenta (des) continuidades entre as compreensões de EPT. Depreende-se que, do ponto de vista ético-político, dissociar Educação Profissional da Educação Básica, configura-se como expressão do não compromisso com o direito pleno à educação da classe trabalhadora brasileira e com o princípio de educação mínima.