Tamanho da fonte:
AVALIAÇÃO DA TEXTURA SOBRE A INTENÇÃO DE COMPRA DE QUEIJO MINAS ARTESANAL
Última alteração: 2018-10-25
Resumo
O Queijo Minas Artesanal é uma atividade secular e, além, de ser a principal atividade geradora de renda, está incorporada à identidade da população mineira. No estado existem mais de 9.000 produtores de queijo artesanal, os quais são responsáveis por uma produção de aproximadamente 30.000 toneladas anuais. Segundo o IMA existem sete regiões produtoras de Queijo Minas Artesanal: Araxá, Campos das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro, os queijos destas regiões recebem o selo de Indicação Geográfica de Procedência, o que comprova a identidade própria de cada região. Produtos que carregam valores culturais tem adquirido cada vez mais visibilidade e agregação de valor, devido a certificação e a indicação geográfica de procedência fatores como segurança alimentar e qualidade são proporcionados aos consumidores. Traçar o perfil de análise sensorial de produtos regionais, determinar as características sensoriais de identidade e a intenção de compra do produto são de extrema importância para a obtenção de uma maior qualidade e agregação de valor, logo objetivou-se neste trabalho caracterizar a textura dos Queijos Minas Artesanais produzidos nas microrregiões Canastra e Araxá, bem como avaliar o reflexo deste atributo sobre a intenção de compra dos consumidores. Para isso, queijos produzidos em diferentes regiões (Araxá e Canastra) foram avaliados através de testes sensoriais Check All That Appy – CATA e aceitação. Os resultados foram avaliados através da Análise de Componentes Principais – ACP, ANOVA e teste de média Tukey. Os queijos Minas Artesanais produzidos nas microrregiões da Canastra e Araxá apresentaram distintos atributos para textura. Entretanto, todos os queijos avaliados obtiveram boa aceitação. Além disso, é possível inferir os atributos como textura lisa e cremosa constituem atributos sensoriais que direcionam a aceitação do queijo Minas Artesanal de ambas regiões, enquanto uma textura esfarelada contribui para uma menor aceitação do produto.
Texto completo:
PDF