Tamanho da fonte:
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA EJA EM RELAÇÃO AO USO DA EXPERIMENTAÇÃO DENTRO DO ENSINO DE QUÍMICA
Última alteração: 2018-10-24
Resumo
A química é uma ciência que estuda a matéria, o que pressupõe estreita relação com o cotidiano. Entretanto, práticas docentes revelam que seu estudo não tem despertado interesse dos estudantes,visto que as mesmas são resumidas à memorização de fórmulas e equações. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo utilizar a experimentação de baixo custo e fácil acesso como recurso didático-pedagógico no ensino da temática de Termoquímica, sendo para tanto avaliada de modo qualitativo a percepção dos estudantes que pertencem ao segundo ano da modalidade EJA. O método empregado,foi o experimental, no qual foram separadas três experiências e aplicadas em duas turmas. As experiências escolhidas, foram de baixo custo e colocaram os estudantes em contato com a aprendizagem, fazendo assim uma possível ação facilitadora no processo de ensino. Os resultados avaliados são superficiais, mas tentam mostrar a importância da construção mútua de conhecimento.As práticas experimentais vinculadas à vida cotidiana dos estudantes puderam ser perceptíveis coma utilização desse método, podendo auxiliar em uma absorção mais efetiva do conteúdo.
Texto completo:
PDF