Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, XII Jornada Científica

Tamanho da fonte: 
METODOLOGIA FLIPPED LEARNING: UMA ANÁLISE DO SEU IMPACTO NO ÍNDICE DE APROVAÇÃO DA DISCIPLINA DE CÁLCULO I
Wesley Isidoro de Paula, Evandro de Ávila e Lara, Eduardo Augusto de Oliveira Borges

Última alteração: 2019-10-31

Resumo


A disciplina de Cálculo I é uma das grandes responsáveis pela reprovação e evasão dos alunos nos cursos superiores no Brasil. As causas são diversas, dentre elas o número elevado de alunos por turma, metodologia de ensino tradicional, puramente algébrica e mecânica, incapazes de atrair essa geração tecnológica atual. Tais acontecimentos refletem a intensa necessidade de propor mudanças na forma de ensino. Desse modo, a pesquisa utilizou uma fração da metodologia Flipped Learning, através de exercícios resolvidos disponibilizados em vídeos, na plataforma AVA do IFMG Campus Bambuí. Essa metodologia foi aplicada em dois semestres consecutivos na disciplina de Cálculo I presente nos cursos de Engenharia do campus. Ao fim do período de vigência da pesquisa, concluiu-se que o impacto dos vídeos disponibilizados foi maior no curso de Engenharia de Alimentos, com redução de 18% do percentual de evasões da disciplina e aumento do percentual de aprovações em 59%. Porém o percentual de alunos inscritos e que acessaram os vídeos foi de 33,33%. Dessa forma, a melhoria contínua deve ser adotada para que a metodologia aplicada cada vez mais atraia os alunos, estimulando a proatividade dos mesmos, assim aumentando a quantidade de aprovações e reduzindo o número de evasões na disciplina.