Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, XII Jornada Científica

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DESENVOLVENDO E ADAPTANDO UM JOGO EMPRESARIAL NO ENSINO
Nayara Gonçalves Sanches, Geovanna Vieira, Sávio Silva, Júlio Cesar Benfenatti Ferreira, Adriana Giarola Vilamaior

Última alteração: 2019-12-16

Resumo


O presente artigo desenvolvido é a análise do Projeto de Pesquisa realizado nos anos de 2018/2019 denominado “Jogos Empresarial: adaptação e desenvolvimento” que iniciou-se a partir da continuação do Projeto de Extensão de 2016 denominado “Jogos Empresariais” surgiu-se com um plano de negócio desenvolvido para a XIV Feira Interdisciplinar de Produção Acadêmica (FIPA) do IFMG campus Bambuí, que desenvolveu o conceito de um jogo com a finalidade de desenvolver o espírito empreendedor de jovens e adolescentes, inicialmente o jogo apresentado era realizado em um tabuleiro, onde, a partir de doze jogadas realizas tomando decisões de áreas da administração em relação a uma pizzaria era determinado o ganhador, onde, este aprendia sobre as decisões gerenciais, pois, no contexto de acordo com as decisões, os jogadores poderiam ser beneficiados ou sofrerem, simulando o mundo dos negócios. Esta experiência foi importante pois verificou-se a aplicação de técnicas e conceitos relacionados à gestão e o empreendedorismo. Sendo uma forma de desenvolver o conhecimento na área da Administração. Mas por outro lado observou-se as limitações e oportunidades para serem adaptadas ao projeto. Com isso, iniciou-se o estudo de diversas técnicas e métodos de jogos na educação ao fim de melhorar a aplicação e o desenvolvimento do jogo, dentre os analisados, ressaltaram-se os artigos, monografias e TCC que tiveram aplicações no ensino entre indivíduos de diversas idades, além, da verificação do referencial teórico que focaram na influência dos jogos no ensino e simulações empresariais. Após isto, foi realizado uma aplicação novamente o jogo dentro do instituto com o desenvolvimento de novo conteúdo, alterações de cartas e realização de feedback do público, para que fosse possível comparar e localizar melhorias e possíveis métodos a serem melhorados continuamente demonstrando assim, a necessidade do desenvolvimento do conteúdo contínuo na plataforma utilizada atualmente para a realização do jogo, o aplicativo.