Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, XIII Jornada Científica

Tamanho da fonte: 
TABELA PERIÓDICA INCLUSIVA: DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA AUXILIAR PROFESSORES NO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS
Allan Rafael Nunes Medeiros, Alda Ernestina dos Santos, Vássia Carvalho Soares, Alisson Gaspar Chiquitto, Fábio Pires Mourão

Última alteração: 2021-10-15

Resumo


Considerando a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas no ensino regular, independente da disciplina escolar ofertada, materiais e recursos didáticos acessíveis ou adaptados constituem ferramentas importantes no processo de ensino-aprendizagem. Para atender às necessidades de alunos com deficiência auditiva, no estudo da Química a adaptação de recursos e materiais didáticos utilizando a Libras constitui uma importante prática que pode facilitar a aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos, além de incentivar a inclusão destes alunos. Além de materiais didáticos adaptados, este alunado pode contar também com softwares educacionais os quais além de auxiliar na aprendizagem, colaboram para a redução das desigualdades que estes alunos enfrentam diariamente no ambiente escolar. Contudo, em se tratando do ensino da Química tais recursos são ainda escassos. Considerando-se a escassez de recursos e materiais didáticos adaptados para o ensino de Química para alunos surdos, esse projeto envolveu a criação de um software educacional para o ensino de Química, tendo por base a Tabela Periódica Inclusiva, uma Tabela Periódica interativa desenvolvida em Libras para auxiliar professores no ensino da Tabela Periódica para alunos surdos, bem como alunos em geral. Para tanto, foram empregadas tecnologias diversas, incluindo HTML, CSS, Javascript e PWA. O software educacional desenvolvido apresenta como público-alvo professores de Química e alunos do ensino médio e superior, das redes pública e privada de ensino. Podendo ainda seu uso ser estendido aos núcleos de atendimento especializado e centros de inclusão destas instituições. Após a implementação e testagem, o software foi disponibilizado publicamente e suas funcionalidades e potencialidades avaliadas por 36 (trinta e seis) professores de Química atuantes em níveis de ensino que vão desde o ensino fundamental à pós-graduação. Os professores participantes avaliaram o software quantos aos seguintes quesitos: organização, conteúdo, design e estética, funcionalidade e facilidade de uso. Os resultados obtidos revelam que o software teve uma boa avaliação, sendo conceituado entre bom a excelente em todos os quesitos avaliados. Além disso, o software foi considerado funcional e de fácil uso, e teve uma boa aceitabilidade pelos professores de Química, que apontaram que a Tabela Periódica Inclusiva poderá ser uma importante ferramenta no ensino da Tabela Periódica, contribuindo no processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva. Todos os professores afirmaram que recomendariam o uso do software para alunos e outros professores, sendo que 88,9% deles confirmaram o interesse em utilizar o software em sua prática pedagógica. A realização deste projeto de pesquisa possibilitou o desenvolvimento de um software educacional, que, dadas as suas funcionalidades e a boa aceitabilidade por professores de Química, tem potencial de vir a se tornar uma ferramenta importante e útil no ensino inclusivo da Tabela Periódica.

Palavras-chave: Ensino de Química; Inclusão; Software; Tabela Periódica.