Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, XIII Jornada Científica

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POTENCIALIDADE DO USO DE DIÁRIOS PARA ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS: UM ESTUDO COM QUEIJO MINAS ARTESANAL DA CANASTRA.
Ingrid Brandemburg Siman, Jéssica Ferreira Rodrigues, Lorena Eduarda Aparecida de Oliveira, Alessandra de Fátima Barcelos, Marcus Tulio Cunha dos Santos Filho, Adriano Gomes da Cruz

Última alteração: 2021-10-20

Resumo


O queijo Minas Artesanal é um dos mais tradicionais e antigos queijos produzidos no Brasil, sendo responsável pela geração de renda de produtores rurais. O emprego do diário de pesquisa pelos pesquisadores permite seu aprimoramento, evidenciando uma potencialidade como estratégia metodológica em pesquisa qualitativa. Com isso, esse estudo objetivou descrever e avaliar a potencialidade de uso do método de diário para coleta de dados sensoriais, além de investigar o comportamento e as percepções de consumidores de Queijo Minas Artesanal. Foi avaliado na pesquisa Queijo Minas Artesanal da Canastra com 22 dias de maturação e os diários foram aplicados com um grupo de 35 consumidores que receberam cerca de 300g de queijo, cada consumidor recebeu dez questionários para registrar suas atitudes e percepções durante o consumo do produto. Diferenças significativas em termos de diários e expressões afetiva/emocionais dos queijos ao longo do tempo foram observados por meio do qui-quadrado global. Vismos que os quejos apresentaram diferenças significativas ao longo de 10 dias de avaliação permitindo uma melhor compreensão das percepções dos consumidores. Pôde constatar-se que os queijos obtiveram uma aceitação positiva, mas ficou-se perceptível a influência do tempo de maturação em relação a aceitação sensorial do produto. Com isso, acredita-se que o uso de diários evidenciou mudanças que ocorreram ao longo dos dias no queijo, bem como características de consumo importantes para traçar estratégias de mercado. O método de diário permitiu medir o consumo rotineiro do produto e avaliar o efeito das características do produto em sua preparação, assim como descrever o perfil sensorial do queijo. Por outro lado, o contexto real de consumo do produto foi levado em conta, bem como seu consumo repetido (informações que muitas vezes não são obtidas pelos tradicionais métodos sensoriais). Com esse método pôde-se coletar informações, que não se concentram apenas em gostar ou não gostar do produto e sua caracterização sensorial, mas também considere outros aspectos que podem influenciar a compra, comportamento de armazenamento e o consumo.

Palavras-chaves: Diário de pesquisa; Queijo Minas Artesanal da Canastra; Comportamento do consumidor.