Última alteração: 2021-10-20
Resumo
O queijo Minas Artesanal é um dos mais tradicionais e antigos queijos produzidos no Brasil, sendo responsável pela geração de renda de produtores rurais. O emprego do diário de pesquisa pelos pesquisadores permite seu aprimoramento, evidenciando uma potencialidade como estratégia metodológica em pesquisa qualitativa. Com isso, esse estudo objetivou descrever e avaliar a potencialidade de uso do método de diário para coleta de dados sensoriais, além de investigar o comportamento e as percepções de consumidores de Queijo Minas Artesanal. Foi avaliado na pesquisa Queijo Minas Artesanal da Canastra com 22 dias de maturação e os diários foram aplicados com um grupo de 35 consumidores que receberam cerca de 300g de queijo, cada consumidor recebeu dez questionários para registrar suas atitudes e percepções durante o consumo do produto. Diferenças significativas em termos de diários e expressões afetiva/emocionais dos queijos ao longo do tempo foram observados por meio do qui-quadrado global. Vismos que os quejos apresentaram diferenças significativas ao longo de 10 dias de avaliação permitindo uma melhor compreensão das percepções dos consumidores. Pôde constatar-se que os queijos obtiveram uma aceitação positiva, mas ficou-se perceptível a influência do tempo de maturação em relação a aceitação sensorial do produto. Com isso, acredita-se que o uso de diários evidenciou mudanças que ocorreram ao longo dos dias no queijo, bem como características de consumo importantes para traçar estratégias de mercado. O método de diário permitiu medir o consumo rotineiro do produto e avaliar o efeito das características do produto em sua preparação, assim como descrever o perfil sensorial do queijo. Por outro lado, o contexto real de consumo do produto foi levado em conta, bem como seu consumo repetido (informações que muitas vezes não são obtidas pelos tradicionais métodos sensoriais). Com esse método pôde-se coletar informações, que não se concentram apenas em gostar ou não gostar do produto e sua caracterização sensorial, mas também considere outros aspectos que podem influenciar a compra, comportamento de armazenamento e o consumo.
Palavras-chaves: Diário de pesquisa; Queijo Minas Artesanal da Canastra; Comportamento do consumidor.