Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, XIII Jornada Científica

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ALIMENTOS, COVID-19 E ISOLAMENTO SOCIAL: UMA PESQUISA REALIZADA NO ÂMBITO DIGITAL
Alessandra de Fátima Barcelos, Ingrid Brandemburg Siman, Lorena Eduarda Aparecida de Oliveira, Marcus Tulio Cunha dos Santos Filho, Nathalia Aparecida Rodrigues de Oliveira, Jéssica Ferreira Rodrigues

Última alteração: 2021-10-20

Resumo


Devido a proliferação do COVID-19 e sua grande transmissibilidade, houve uma mudança considerável no comportamento dos consumidores, com isso medidas de isolamento social foram tomadas em todo mundo, incluindo o Brasil. Desse modo, os indivíduos têm sido solicitados a delimitarem suas saídas a necessidades restritas, modificando seus interesses e hábitos, e assim tal fato impactou na concepção e no comportamento das pessoas perante os alimentos. Diante disso, esse estudo objetivou-se identificar o efeito da pandemia de COVID-19 nos interesses, percepções e busca de informações relacionadas à alimentos por parte do consumidor brasileiro pertinentes à manipulação e consumo de alimentos. Tal estudo foi realizado na internet por intermédio de um levantamento de dados utilizando a ferramenta de tendências do Google (Google Trends) no período de março a setembro de 2020, e a plataforma do YouTube, que foram pesquisados 52 vídeos e posteriormente analisados de acordo com o título, número de visualizações, data de upload e número de curtidas. A tendências do Google (Google Trends) evidenciaram que foi obtido a popularidade relativa de pesquisas nacionais do Google referente aos termos “alimentos/coronavírus” em março e início de abril, período que marca o início do lockdown no Brasil, posteriormente, as pesquisas referentes aos termos já citados apresentaram algumas variações, evidenciando então altos índices em determinados períodos, com algumas quedas em menores intervalos. Já no que tange a procura do termo "boas práticas" e "coronavírus" exibiram-se menos procura. No que se refere a aos vídeos assistidos no YouTube, 96,92% dos vídeos estavam relacionados aos termos “Alimentos” e "Coronavírus” que se referiam a entender se o alimento era fonte de contaminação pelo coronavírus; como higienizar adequadamente os alimentos; e se os alimentos devem ser consumidos para aumentar a imunidade. Portanto, os brasileiros indicaram que intensificaram suas práticas de higiene pessoal e alimentar. Os resultados mostraram sobre a preocupação da população em entender se o alimento era fonte de contaminação pelo coronavírus; como higienizar adequadamente os alimentos; e quais alimentos devem ser consumidos para aumentar a imunidade. Diferenças entre os diferentes períodos pandêmicos e regiões brasileiras foram observadas. Esses resultados contribuem para compreender as mudanças de comportamento da população brasileira durante o quadro pandêmico, em um período em que a internet é a principal fonte de informação. Assim, podem ser reveladas tendências no setor de alimentos e direcionamentos para ações de conscientização pública.

 

Palavras-Chave: Pandemia. Alimentos. Coronavírus. Google Trends. Youtube