Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, XIII Jornada Científica

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INFLUÊNCIA DO PRIMEIRO TRIMESTRE DA PANDEMIA DE COVID-19 NA ALIMENTAÇÃO DOS BRASILEIROS: PERCEPÇÕES DO CONSUMIDOR
Lorena Eduarda Aparecida de Oliveira, Nathalia Aparecida Rodrigues de Oliveira, Marcus Tulio Cunha dos Santos Filho, Alessandra de Fátima Barcelos, Ingrid Brandemburg Siman, Jéssica Ferreira Rodrigues

Última alteração: 2021-10-21

Resumo


No início de 2020 perante a pandemia de COVID-19, foram adotadas diversas medidas de isolamento social que promoveram mudanças sociais em todo o mundo. As medidas tomadas para reduzir as aglomerações e, consequentemente, a transmissão do coronavírus impactaram significativamente o setor alimentício, bem como os hábitos de consumo alimentar da população, uma vez que as características pessoais, cozinhar em casa e a frequência de compras influenciam o consumo. Assim, é relevante compreender os determinantes do consumo de alimentos e identificar oportunidades de promoção da saúde relacionadas, bem como oportunidades de alavancar o mercado de alimentos no contexto da pandemia. Portanto, este estudo teve como objetivo fornecer uma análise dos hábitos de consumo alimentar no Brasil durante a pandemia COVID-19, destacando as mudanças no consumo alimentar e a seleção de produtos alimentícios. Além disso, foram avaliadas as percepções do consumidor sobre questões relacionadas à segurança dos alimentos e marketing de alimentos. Para isso, elaborou-se um questionário on-line, sendo este dividido em quatro seções, a fim de coletar dados relacionados ao perfil demográfico, o consumo e hábitos de compra de alimentos e preocupações relacionadas com a higiene e segurança dos alimentos. O contexto da pandemia COVID-19 (avaliada em maio de 2020) mudou o consumo e a compra de alimentos pelos brasileiros. Os consumidores brasileiros afirmaram estar comendo e comprando cada vez mais alimentos, sendo os preparos caseiros e frescos aqueles mais consumidos. Além disso, reduziram suas idas às compras em mercados e começaram a ter mais engajamento no uso de serviços de entrega (delivery) e plataformas de compras. Produtos básicos de origem animal, vegetal e de panificação foram consumidos com frequência durante este período. Em contrapartida, doces, bebidas industrializadas e alcoólicas e produtos gourmet tiveram um menor índice de consumo. Os brasileiros também indicaram que estão mais preocupados com a segurança alimentar e as práticas higiênicas. No entanto, são necessárias ações de conscientização do consumidor e monitoramento dos estabelecimentos comerciais para garantir a disponibilidade de alimentos seguros no país durante crises como a causada pelo coronavírus. Portanto, este estudo pode estimular trabalhos futuros com foco nos impactos do COVID-19 nos hábitos de consumo alimentar dos brasileiros e seus efeitos na alimentação saudável da população, bem como na economia do setor correspondente, não só no Brasil, mas também em outras regiões do mundo.

Palavras-chave: Covid; Hábitos alimentar; Segurança dos alimentos.