Última alteração: 2021-10-21
Resumo
No início de 2020 perante a pandemia de COVID-19, foram adotadas diversas medidas de isolamento social que promoveram mudanças sociais em todo o mundo. As medidas tomadas para reduzir as aglomerações e, consequentemente, a transmissão do coronavírus impactaram significativamente o setor alimentício, bem como os hábitos de consumo alimentar da população, uma vez que as características pessoais, cozinhar em casa e a frequência de compras influenciam o consumo. Assim, é relevante compreender os determinantes do consumo de alimentos e identificar oportunidades de promoção da saúde relacionadas, bem como oportunidades de alavancar o mercado de alimentos no contexto da pandemia. Portanto, este estudo teve como objetivo fornecer uma análise dos hábitos de consumo alimentar no Brasil durante a pandemia COVID-19, destacando as mudanças no consumo alimentar e a seleção de produtos alimentícios. Além disso, foram avaliadas as percepções do consumidor sobre questões relacionadas à segurança dos alimentos e marketing de alimentos. Para isso, elaborou-se um questionário on-line, sendo este dividido em quatro seções, a fim de coletar dados relacionados ao perfil demográfico, o consumo e hábitos de compra de alimentos e preocupações relacionadas com a higiene e segurança dos alimentos. O contexto da pandemia COVID-19 (avaliada em maio de 2020) mudou o consumo e a compra de alimentos pelos brasileiros. Os consumidores brasileiros afirmaram estar comendo e comprando cada vez mais alimentos, sendo os preparos caseiros e frescos aqueles mais consumidos. Além disso, reduziram suas idas às compras em mercados e começaram a ter mais engajamento no uso de serviços de entrega (delivery) e plataformas de compras. Produtos básicos de origem animal, vegetal e de panificação foram consumidos com frequência durante este período. Em contrapartida, doces, bebidas industrializadas e alcoólicas e produtos gourmet tiveram um menor índice de consumo. Os brasileiros também indicaram que estão mais preocupados com a segurança alimentar e as práticas higiênicas. No entanto, são necessárias ações de conscientização do consumidor e monitoramento dos estabelecimentos comerciais para garantir a disponibilidade de alimentos seguros no país durante crises como a causada pelo coronavírus. Portanto, este estudo pode estimular trabalhos futuros com foco nos impactos do COVID-19 nos hábitos de consumo alimentar dos brasileiros e seus efeitos na alimentação saudável da população, bem como na economia do setor correspondente, não só no Brasil, mas também em outras regiões do mundo.
Palavras-chave: Covid; Hábitos alimentar; Segurança dos alimentos.