Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, XIV Jornada Científica

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INOVANDO O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM PELA ADOÇÃO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Jorge Luís Vieira Murilo, Gabriel da Silva, Alda Ernestina dos Santos

Última alteração: 2022-10-03

Resumo


Os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) são recursos didáticos que apoiam a prática pedagógica dentro e fora de sala de aula, como jogos, animações, simuladores e videoaulas. Sua utilização pode tornar o processo ensino-aprendizagem mais fácil e interessante, estimulando a imaginação, a criatividade e o interesse dos alunos. Uma característica importante é a capacidade de reuso dos OVA, tanto na execução, permitindo que o aluno exercite diversas vezes, quanto para o reaproveitamento por professores, trazendo inúmeros benefícios ao processo de ensino-aprendizagem. Diversas disciplinas são beneficiadas pelo uso deste tipo de recurso educacional, incluindo a Química. Com o avanço tecnológico e a introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino, a adoção de estratégias visando  simplificar  a abstração de conceitos e criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico torna-se cada vez mais relevante. Neste sentido, o uso de OVA no ensino de Química constitui uma estratégia interessante que pode contribuir para um ensino mais atrativo, inovador e que tenha significado para o estudante. Na busca por um ensino cada vez mais atrativo e motivador, este projeto teve por objetivo propor  a adoção e utilização de OVA como uma prática inovadora no ensino das disciplinas de Química no âmbito dos Cursos Técnicos Integrados do IFMG – Campus Bambuí. Para tanto, foram implementados OVA empregando-se a tecnologia H5P (HTML5 Package), os quais contemplam os mais diversos conteúdos das disciplinas de Química. Após a implementação e disponibilização no AVA Moodle, Os OVA foram testados por estudantes de turmas  do 1º e 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados da Instituição , os quais puderam experimentar e conhecer um pouco mais sobre os recursos produzidos, além de fomentar uma importante discussão, a real eficácia dos OVA  no ensino e aprendizagem da Química. A partir da experimentação, alguns pontos puderam ser constatados pelos desenvolvedores, dentre eles que os OVA implementados constituem um interessante recurso para a motivação dos estudantes no estudo da Química,  dado o excelente feedback recebido pelos estudantes. Os  OVA desenvolvidos  serão posteriormente disponibilizados num repositório digital de acesso livre. Espera-se que a adoção dos OVA contribua como uma prática inovadora para uma aprendizagem significativa dos estudantes, inicialmente, no âmbito dos Cursos Técnicos Integrados do IFMG - Campus Bambuí e, num futuro breve, de outras instituições de ensino, além de impactar a realidade do ensino das disciplinas de Química no campus. É também desejada e estimulada  a adoção destes recursos por parte do corpo docente desse núcleo e a utilização em sua prática pedagógica.

Palavras-Chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem; ensino não-presencial; inovação; Química; tecnologia H5P.