Diretrizes para Autores
NORMAS
Trabalho
a) É necessária a participação como autor, em cada trabalho, de pelo menos 1 (um) docente ou pesquisador da instituição participante.
b) O estudante cadastrado em programa com bolsa de pesquisa (PIBIC, PIBITI, PIBITec, PIBIC Jr) ou como voluntário (PIVIC, PIVITI, PIVITec, PIVIC Jr) deverá identificar-se no arquivo do trabalho.
c) O Resumo expandido deverá conter entre 3 (três) e 5 (cinco) páginas, e seguir as normas para redação e formatação descritas no Anexo B
d) Serão recebidos resumos expandidos somente na forma de resultados de pesquisa. Não será aceita Revisão Bibliográfica.
e) As informações contidas no Trabalho são de responsabilidade dos autores.
ORIENTAÇÕES PARA O PREPARO DO RESUMO EXPANDIDO
A estrutura do Resumo Expandido deverá conter os seguintes itens:
- ·Título
- ·Resumo
- ·Introdução e objetivos
- ·Metodologia
- ·Resultados e Discussão
- ·Conclusões;
- ·Referências Bibliográficas.
Outros elementos pós-textuais como apêndices e anexos são opcionais, desde que não excedam os limites de páginas.
O texto deve ser configurado em folha tamanho A4, margem 2,0 cm, escrito em Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entre linhas de 1,5; com exceção do Resumo, dos títulos de figuras, tabelas, quadros, notas de rodapé e nomes de autores.
O cabeçalho deve ser de acordo como o Modelo. O título deve vir logo abaixo do cabeçalho, em negrito e corpo 14 e maiúscula. Os títulos das sessões principais como Resumo, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências Bibliográficas devem ser posicionados à esquerda, em negrito, corpo 12 e caixa alta (maiúsculas). Os subtítulos das sessões principais (se houver) deverão ser em negrito e caixa baixa (apenas a inicial maiúscula) com corpo 12.
Numeração de páginas: na margem inferior alinhada à direita, fonte Times New Roman, tamanho dez (10), iniciando a numeração a partir da primeira página do Trabalho.
TÍTULO DO TRABALHO
SOBRENOME, Nome 1; SOBRENOME, Nome2; SOBRENOME, Nome3; etc.
OBS: COLOCAR SUBLINHADO O NOME DO APRESENTADOR DO TRABALHO.
1Estudante de Engenharia de Alimentos, Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC)-Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) campus Bambuí; 2Professor Orientador – IFMG; 3Estudante de Agronomia, Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC)
OBS: colocar a indicação de bolsista e a fonte financiadora, caso sejam bolsistas de pesquisa das modalidades PIBIC, PIBIC Júnior. PIBITEC e PIBITI. No envio da primeira versão do trabalho os arquivos devem ser enviados com e sem os nomes do autor e co-autores.
RESUMO - Deve conter as principais informações da pesquisa incluindo breve introdução sobre o assunto abordado, objetivos, metodologia, resultados e conclusão. O resumo deverá possuir até 300 palavras. Sem parágrafo, justificado e espaçamento simples.
Palavras-chave: São palavras que identificam o trabalho, colocar de 3 a 5 palavras. Alinhadas à esquerda.
INTRODUÇÃO
Na introdução coloca-se informações relativas ao trabalho como um todo contendo, principalmente, a justificativa para a realização do trabalho. A introdução deve ser breve evitando excesso de informações desnecessárias.
Ao final da introdução coloca-se um parágrafo contendo o objetivo do trabalho.
METODOLOGIA
Neste tópico o(s) autor(es) deve(m) colocar todas as informações referentes a condução do trabalho, como local de realização, delineamentos estatísticos (se houver), variáveis que foram analisadas, equipamentos utilizados, protocolos ou procedimentos adotados entre outras informações.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os resultados podem ser parciais ou conclusivos, de acordo com a pesquisa desenvolvida ou em desenvolvimento.
A redação deve ser clara, objetiva e mencionar os principais resultados do trabalho. Paralelamente aos seus resultados o autor deve colocar a discussão de seu trabalho fazendo se um comparativo com a literatura.
Recomenda-se que a inserção de tabelas, quadros, figuras e esquemas sejam feitas logo após a citação no texto. Estes itens não podem ficar soltos no texto sem identificação.
CONCLUSÕES
As conclusões são escritas em tempo presente e não no passado. Evitar colocar os resultados na conclusão. Recomenda-se colocar a conclusão de uma forma clara e objetiva e em pequenos parágrafos.
AGRADECIMENTOS
Os agradecimentos são opcionais, exceto para alunos bolsistas que devem mencionar obrigatoriamente o apoio da agência de fomento de sua bolsa e ao IFMG campus Bambuí.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Listar todas as citações descritas utilizadas na redação deste trabalho, conforme NBR 6023/2002 da ABNT.
Modalidade de apresentação dos resumos
Os resumos inscritos e aprovados poderão ser apresentados na forma de pôster. A comissão científica selecionará 10 (dez) trabalhos a serem apresentados na modalidade oral.
Pôster
a) A área disponível para o pôster será de 1,20 m de altura e 0,90 m de largura. A comissão avaliadora julgará a qualidade estética do material. O pôster deverá ser afixado no local, horário e dia estabelecido pela comissão organizadora, com pelo menos meia hora de antecedência. A colocação, retirada e guarda do Pôster serão de inteira e exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). A Organização do evento não se responsabilizará por extravio, danos e outras avarias ao material afixado.
b) O apresentador (autor inscrito) deverá estar junto ao seu pôster no dia 25 de outubro de 2019. O pôster deverá ser afixado no local apropriado às 7:30h.
c) Os pôsteres deverão acompanhar a seguinte sequência lógica: Título, Nome dos autores e vínculo institucional, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências Bibliográficas, conforme Modelo.
Apresentação Oral
O autor terá entre 10 e 15 minutos para exposição do seu trabalho, e será disponibilizado, notebook e data show. Os slides devem ser conforme Modelo. O apresentador deverá comparecer ao local com 10 minutos de antecedência. A apresentação acontecerá no dia 25 de outubro a partir das 13:00h.