Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à OCS TESTE TESTE TESTE?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS

Trabalho

 

a) É necessária a participação como autor, em cada trabalho, de pelo menos 1 (um) docente ou pesquisador da instituição participante.

 

b) O estudante cadastrado em programa com bolsa de pesquisa (PIBIC, PIBITI, PIBITec, PIBIC Jr) ou como voluntário (PIVIC, PIVITI, PIVITec, PIVIC Jr) deverá identificar-se no arquivo do trabalho.

 

c) O Resumo expandido deverá conter entre 3 (três) e 5 (cinco) páginas, e seguir as normas para redação e formatação descritas no Anexo B

 

d) Serão recebidos resumos expandidos somente na forma de resultados de pesquisa. Não será aceita Revisão Bibliográfica.

 

e) As informações contidas no Trabalho são de responsabilidade dos autores.

ORIENTAÇÕES PARA O PREPARO DO RESUMO EXPANDIDO

 

A estrutura do Resumo Expandido deverá conter os seguintes itens:

  • ·Título
  • ·Resumo
  • ·Introdução e objetivos
  • ·Metodologia
  • ·Resultados e Discussão
  • ·Conclusões;
  • ·Referências Bibliográficas.

Outros elementos pós-textuais como apêndices e anexos são opcionais, desde que não excedam os limites de páginas.

 

O texto deve ser configurado em folha tamanho A4, margem 2,0 cm, escrito em Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entre linhas de 1,5; com exceção do Resumo, dos títulos de figuras, tabelas, quadros, notas de rodapé e nomes de autores.

 

O cabeçalho deve ser de acordo como o Modelo. O título deve vir logo abaixo do cabeçalho, em negrito e corpo 14 e maiúscula. Os títulos das sessões principais como Resumo, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências Bibliográficas devem ser posicionados à esquerda, em negrito, corpo 12 e caixa alta (maiúsculas). Os subtítulos das sessões principais (se houver) deverão ser em negrito e caixa baixa (apenas a inicial maiúscula) com corpo 12.

 

Numeração de páginas: na margem inferior alinhada à direita, fonte Times New Roman, tamanho dez (10), iniciando a numeração a partir da primeira página do Trabalho.

 

TÍTULO DO TRABALHO

 

SOBRENOME, Nome 1; SOBRENOME, Nome2; SOBRENOME, Nome3; etc.

OBS: COLOCAR SUBLINHADO O NOME DO APRESENTADOR DO TRABALHO.

 

1Estudante de Engenharia de Alimentos, Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC)-Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) campus Bambuí; 2Professor Orientador – IFMG; 3Estudante de Agronomia, Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC)

 

OBS: colocar a indicação de bolsista e a fonte financiadora, caso sejam bolsistas de pesquisa das modalidades PIBIC, PIBIC Júnior. PIBITEC e PIBITI. No envio da primeira versão do trabalho os arquivos devem ser enviados com e sem os nomes do autor e co-autores.

 

RESUMO - Deve conter as principais informações da pesquisa incluindo breve introdução sobre o assunto abordado, objetivos, metodologia, resultados e conclusão. O resumo deverá possuir até 300 palavras. Sem parágrafo, justificado e espaçamento simples.

Palavras-chave: São palavras que identificam o trabalho, colocar de 3 a 5 palavras. Alinhadas à esquerda.

 

 

INTRODUÇÃO

Na introdução coloca-se informações relativas ao trabalho como um todo contendo, principalmente, a justificativa para a realização do trabalho. A introdução deve ser breve evitando excesso de informações desnecessárias.

Ao final da introdução coloca-se um parágrafo contendo o objetivo do trabalho.

 

METODOLOGIA

Neste tópico o(s) autor(es) deve(m) colocar todas as informações referentes a condução do trabalho, como local de realização, delineamentos estatísticos (se houver), variáveis que foram analisadas, equipamentos utilizados, protocolos ou procedimentos adotados entre outras informações.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados podem ser parciais ou conclusivos, de acordo com a pesquisa desenvolvida ou em desenvolvimento.

A redação deve ser clara, objetiva e mencionar os principais resultados do trabalho. Paralelamente aos seus resultados o autor deve colocar a discussão de seu trabalho fazendo se um comparativo com a literatura.

Recomenda-se que a inserção de tabelas, quadros, figuras e esquemas sejam feitas logo após a citação no texto. Estes itens não podem ficar soltos no texto sem identificação.

 

CONCLUSÕES

As conclusões são escritas em tempo presente e não no passado. Evitar colocar os resultados na conclusão. Recomenda-se colocar a conclusão de uma forma clara e objetiva e em pequenos parágrafos.

 

AGRADECIMENTOS

Os agradecimentos são opcionais, exceto para alunos bolsistas que devem mencionar obrigatoriamente o apoio da agência de fomento de sua bolsa e ao IFMG campus Bambuí.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Listar todas as citações descritas utilizadas na redação deste trabalho, conforme NBR 6023/2002 da ABNT.

 

Modalidade de apresentação dos resumos

Os resumos inscritos e aprovados poderão ser apresentados na forma de pôster. A comissão científica selecionará 10 (dez) trabalhos a serem apresentados na modalidade oral.

Pôster

 

a)  A área disponível para o pôster será de 1,20 m de altura e 0,90 m de largura. A comissão avaliadora julgará a qualidade estética do material. O pôster deverá ser afixado no local, horário e dia estabelecido pela comissão organizadora, com pelo menos meia hora de antecedência. A colocação, retirada e guarda do Pôster serão de inteira e exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). A Organização do evento não se responsabilizará por extravio, danos e outras avarias ao material afixado.

 

b)  O apresentador (autor inscrito) deverá estar junto ao seu pôster no dia 25 de outubro de 2019. O pôster deverá ser afixado no local apropriado às 7:30h.

 

c)  Os pôsteres deverão acompanhar a seguinte sequência lógica: Título, Nome dos autores e vínculo institucional, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências Bibliográficas, conforme Modelo.

 

 

Apresentação Oral

O autor terá entre 10 e 15 minutos para exposição do seu trabalho, e será disponibilizado, notebook e data show. Os slides devem ser conforme Modelo. O apresentador deverá comparecer ao local com 10 minutos de antecedência. A apresentação acontecerá no dia 25 de outubro a partir das 13:00h.

 

Itens de Verificação para Submissão

    • A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor);
    • O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência;
    • O arquivo de submissão está no formato PDF;
    • Os nomes dos autores foram REMOVIDOS, não havendo qualquer referência aos autores do trabalho.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.