Tamanho da fonte:
ASTRONOMIA COMO APOIO AO ENSINO DE FÍSICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA
Última alteração: 2023-07-27
Resumo
A Astronomia é um tema que desperta interesse e admiração de muitas pessoas.Supernovas, galáxias, quasares, buracos negros, fascinam por sua beleza ecomplexidade. Esse interesse se tornou a base da escolha de alguns conceitos deastronomia para auxiliar no ensino de temas das disciplinas de Física, Química eHistória. Em uma abordagem freiriana, propõe-se que os conceitos de Astronomia sejamescolhidos de tal forma que funcionem como os “temas geradores” ou “codificadores deinvestigação”. A partir desses temas ocorrerá o desencadear do conteúdo programático aser ensinado das disciplinas citadas. A dialogicidade do ensino, a troca de saberes entreeducador e educando, estimulará que o educando se sinta incentivado a tomar posse deseu processo de aprendizado, de forma ativa e significativa. Foram escolhidos os temasde Física, Ótica e Radiação eletromagnética, e o tema da Astronomia, o telescópioJames Webb. Para a Química, pensou-se no tema elementos químicos e tabela periódica,e o tema de astronomia, a evolução estelar. Já para História, pensou-se em utilizar aAstronomia Indígena como base para discussões socioculturais, inseridas em aulas deHistória do Brasil, Povos Indígenas e até mesmo História Ocidental, por exemplo,Renascimento. Os temas de astronomia podem ser elementos potencialmentesignificativos para um aprendizado também significativo e que é possível pensar nostemas de astronomia como “codificadores de investigação” para balizarem o processode ensino/aprendizagem dos temas dentro das disciplinas escolhidas. A Astronomiaindígena tem potencial para discussões sobre a evolução científica e o papel do serhumano nesse processo. Por fim, queremos com este trabalho incentivar professores autilizarem Astronomia em suas aulas, independente da matéria que lecionam.