Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, Mostra de Projetos de Ensino

Tamanho da fonte: 
ASTRONOMIA COMO APOIO AO ENSINO DE FÍSICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA
Dante Donizeti Pereira, David Augusto Lopes, Karolline Aparecida de Souza Araújo, Pedro Garofalo Viana, Maria Eduarda dos Santos Vilaça, Giovana Luíza dos Santos, Gabriel Almada Dias, Gabriela Costa e Silva, Anna Júlia Almeida Perini, Álvaro Maciel Fernandes

Última alteração: 2023-07-27

Resumo


A Astronomia é um tema que desperta interesse e admiração de muitas pessoas.Supernovas, galáxias, quasares, buracos negros, fascinam por sua beleza ecomplexidade. Esse interesse se tornou a base da escolha de alguns conceitos deastronomia para auxiliar no ensino de temas das disciplinas de Física, Química eHistória. Em uma abordagem freiriana, propõe-se que os conceitos de Astronomia sejamescolhidos de tal forma que funcionem como os “temas geradores” ou “codificadores deinvestigação”. A partir desses temas ocorrerá o desencadear do conteúdo programático aser ensinado das disciplinas citadas. A dialogicidade do ensino, a troca de saberes entreeducador e educando, estimulará que o educando se sinta incentivado a tomar posse deseu processo de aprendizado, de forma ativa e significativa. Foram escolhidos os temasde Física, Ótica e Radiação eletromagnética, e o tema da Astronomia, o telescópioJames Webb. Para a Química, pensou-se no tema elementos químicos e tabela periódica,e o tema de astronomia, a evolução estelar. Já para História, pensou-se em utilizar aAstronomia Indígena como base para discussões socioculturais, inseridas em aulas deHistória do Brasil, Povos Indígenas e até mesmo História Ocidental, por exemplo,Renascimento. Os temas de astronomia podem ser elementos potencialmentesignificativos para um aprendizado também significativo e que é possível pensar nostemas de astronomia como “codificadores de investigação” para balizarem o processode ensino/aprendizagem dos temas dentro das disciplinas escolhidas. A Astronomiaindígena tem potencial para discussões sobre a evolução científica e o papel do serhumano nesse processo. Por fim, queremos com este trabalho incentivar professores autilizarem Astronomia em suas aulas, independente da matéria que lecionam.